Agenda do SINPRO-SP: 16 anos com os professores

Atualizada em 31/10/2008 16:27

Em 1992 o SINPRO-SP publicava a primeira edição Agenda. O projeto, até então inédito, nasceu com o objetivo de orientar os professores sobre seus direitos. A idéia era fazer com que as informações ficassem sempre por perto - especialmente quando os docentes estivessem nas escolas - para prestar os “primeiros socorros”, em caso de descumprimento da lei. Desde então, ela passou a ser usada pela maioria dos professores.

Na época de seu lançamento, a Constituição tinha poucos anos de vida e era preciso reforçar todas as garantias trabalhistas. Também nesse momento, a diretoria do Sindicato iniciou uma grande campanha para que os direitos dos docentes da rede privada fossem conhecidos pela categoria. Isso tudo serviu de estímulo para a criação da Agenda do Professor, que agora completa 16 anos.

Com o passar dos anos, ela foi mudando de cara, ganhando novos contornos e mais informação: os serviços oferecidos pelo Sindicato, a relação de profissionais conveniados, lembretes e dicas importantes.

Em 2000, houve uma importante mudança no projeto gráfico e a Agenda passou a ter um tema específico, com a proposta de agregar a ela temas para reflexão sobre cultura, sociedade e educação. Naquele ano, algumas obras do acervo do Museu de Arte Moderna estamparam aberturas de mês. Depois disso vários assuntos foram retratados: música popular brasileira, folclore, o povo brasileiro, a cidade de São Paulo, só para citar alguns.

Agenda 2009 à caminho
As entregas da Agenda do Professor 2009 já começaram a ser feitas. A previsão e que todas sejam entregues até 7 de dezembro. Isso devido ao volume que hoje passa de 22 mil entregas.

Se você mudou de endereço, evite problemas com a entrega. Faça agora mesmo a atualização cadastral. Basta acessar o link www.sinprosp.org.br/cadastro com o número de matrícula no Sindicato e senha (caso ainda não tenha uma, digite sua data de nascimento no formato ddmmaaaa) e fazer todas as alterações necessárias.