Voz do professor

Microfones em salas de aula podem se tornar obrigatórios

Atualizada em 03/10/2008 16:33

Os estabelecimentos de ensino médio e superior deverão garantir sistema de sonorização nas salas de aula com mais de 40 alunos, como forma de preservar a saúde vocal dos professores. É o que prevê o projeto de lei 3757/08, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Se aprovado, o projeto pode se tornar uma importante conquista da categoria, que, como já comprovou pesquisa realizada pelo Programa de Saúde Vocal do SINPRO-SP, sofre com problemas vocais, em alguns casos graves, exigindo o afastamento do trabalho. A justificativa usada para o PL 3757/08 baseia-se, aliás, no estudo do Sindicato, realizado em parceria com a Universidade de Utah e o Centro de Estudos da Voz (saiba mais aqui).

A mobilização dos professores para que o projeto seja aprovado é fundamental. É possível encaminhar e-mail aos parlamentares, pedindo a aprovação do PL 3757/08. Utilize o serviço fale com o deputado e no campo “nome do deputado”, selecione o item “TODOS”, para que sua mensagem chegue a cada um dos parlamentares.

.