Geral

Schwartzman fala sobre o futuro da educação e o papel do professor

Atualizada em 29/02/2008 16:59

O professor e pesquisador Simon Schwartzman apresentou um cenário preocupante da educação brasileira durante palestra no SINPRO-SP, no último dia 21/2. Com indicadores nacionais e internacionais, mostrou que o nível de qualidade hoje é muito baixo, situação que, cada vez mais, vem sendo constatada pela sociedade.

Ele afirmou que o professor tem um papel fundamental para reverter esse quadro, pois, um bom sistema educacional inevitavelmente tem bons professores, bem formados, prestigiados pela sociedade e comprometidos com o que estão fazendo. “À medida que a sociedade brasileira começa a se tornar mais consciente da importância da educação, vai buscar que o professor desempenhe esse papel”, disse.

De acordo com a análise de Schwartzman, a profissão docente não é completamente auto-suficiente como antigamente se pensava. A profissão vai cada vez mais estar submetida a uma série de questionamentos e condicionantes externos. “A capacidade da profissão de responder a essas demandas é que vai definir as possibilidades do futuro”, enfatizou.

Assista aqui à entrevista em vídeo com o Prof. Simon Schwartzman.

Foto: Maíra Sores

.