Dica Cultural

Cinema e educação ganham destaque em ocupações no Itaú Cultural

Atualizada em 02/10/2026 10:45

O Itaú Cultural recebe duas novas ocupações que celebram trajetórias marcantes da educação e da cultura brasileira: Anísio Teixeira e Helena Ignez. As figuras têm suas carreiras revisitadas em exposições que apresentam ao público diferentes momentos de suas vidas, obras e legados.

 

A ocupação Anísio Teixeira chegou ao IC em setembro, celebrando a memória do educador por meio de seus feitos no ensino básico e superior e seus projetos na educação pública e universal. A mostra analisa também a relação de Anísio com diferentes intelectuais, como Darcy Ribeiro e Heitor Villa-Lobos, documentada em cartas, fotos e jornais da época.

 

A exposição de Helena Ignez, atriz, diretora e roteirista há mais de 60 anos, percorre o início da carreira da artista, seus primeiros trabalhos e as produções da década de 70 que criaram uma nova forma de fazer cinema independente, com a musa como protagonista. Ainda, destaca Helena como cineasta e suas diferentes fases artísticas. A ocupação está localizada no segundo andar, em cartaz até o dia 18 de outubro.

 

O Itaú Cultural recebe visitas gratuitas por todo o prédio (Av. Paulista, 149 - Bela Vista), de terça a sábado das 11h às 20h e aos domingos e feriados das 11h às 19h. Conheça mais exposições.

 

.