Assembleia aprova mudanças no Estatuto Social do SinproSP
No último sábado, 29 de novembro, em Assembleia Geral remota, professoras e professores aprovaram, por ampla maioria (90%), as propostas de mudanças no Estatuto Social do SinproSP.
A principal inovação diz respeito à possibilidade de realização de eleição remota, online ou com a utilização de urnas eletrônicas, garantindo a segurança da inviolabilidade e do sigilo do voto, por meio de empresa comprovadamente capacitada, e com a auditoria de uma segunda empresa igualmente qualificada.
Outras alterações foram necessárias para atualizar os mecanismos de gestão e aumentar a representatividade e diversidade da categoria junto às instâncias diretivas e de decisão do Sindicato, como a convocação e a realização de assembleias na modalidade remota ou híbrida, possibilidade de reeleição de presidente apenas uma única vez, e a criação de duas novas diretorias, uma de assuntos culturais e educacionais e outra de assuntos relacionados a gênero e etnia.
Para Celso Napolitano, presidente do SinproSP, "o estatuto, que já era considerado referência na área sindical, ficou ainda mais democrático”. Conforme deliberado em Assembleia, o texto aprovado passará pelas necessárias adequações jurídicas e gramaticais para, em seguida, ser devidamente registrado e sua íntegra disponibilizada no site do Sindicato.