Professoras filiadas ao SinproSP podem fazer mamografia digital gratuitamente
Pedido pode ser feito até 31 de outubro e exame poderá ser realizado até dezembro, em uma das unidades do Laboratório Femme, na capital paulista.
O Sindicato dos Professores de São Paulo (SinproSP) oferece às professoras sindicalizadas a oportunidade de realizar, gratuitamente, o exame de mamografia digital. As docentes têm até 31 de outubro para mostrar interesse e o procedimento pode ser realizado em uma das unidades do Femme – Laboratório da Mulher.
A iniciativa do SinproSP faz parte das ações do “Outubro Rosa”, mês de conscientização sobre o câncer de mama. O Sindicato representa os docentes da rede particular de ensino (Educação básica, Ensino superior e Sistema S).
A professora que quiser fazer a mamografia deve enviar mensagem para o e-mail queromamografia@sinprosp.org.br, informando: nome completo, CPF e telefone de contato.
A partir daí, a equipe do Sindicato entrará em contato com as orientações. O exame poderá ser agendado em uma das 13 unidades do Femme em São Paulo (veja aqui onde elas estão: https://www.laboratoriodamulher.com.br/unidades/).
O câncer de mama e o câncer do colo do útero são os dois tipos mais comuns entre as mulheres no Brasil. Mas eles podem ser prevenidos e tratados. Por isso, é importante o autocuidado e a detecção precoce por meio de exames periódicos.
Prevenção – Em setembro, o Ministério da Saúde anunciou que garantirá o acesso à mamografia no SUS a mulheres de 40 a 49 anos mesmo sem sinais ou sintomas de câncer. A recomendação para as mulheres a partir dos 40 anos é que o exame seja feito sob demanda, em decisão conjunta com o profissional de saúde.
No caso do rastreamento ativo – quando a mamografia deve ser solicitada de forma preventiva a cada dois anos – o Ministério também ampliou a faixa etária. A idade limite passou de 69 anos para até 74 anos, com a faixa inicial mantendo-se em 50 anos.
Assessoria de imprensa do SinproSP: André Merli / (11) 9 9986-3602
Sindicato dos Professores de São Paulo (SinproSP)  |   (11) 5080-5988  |   sinprosp.org.br
 
             
         
         
         
                 
             
            