9 Dicas importantes para começar bem o 1° semestre letivo de 2025
Inicio de ano é tempo de organização, metas e resoluções, pensando nisso o SinproSP elaborou algumas dicas para que professoras e professores comecem bem o ano letivo.
1. Material digital
Procure organizar em pastas específicas todo o conteúdo digital relativo ao seu trabalho: material de aulas, blogs e plataformas interativas; e-mails trocados com alunos e coordenação; mensagens via whatsapp, comunicados e convocações na intranet, registro de envio de notas por meio eletrônico na escola etc. Esse material pode ser útil na cobrança do trabalho a distância, das horas tecnológicas (no caso da Educação Básica) ou de direitos autorais sobre o material pedagógico. Também pode ajudar para comprovar a convocação para uma atividade organizada pela escola.
2. Perfil profissional nas redes sociais
É fundamental respeitar e garantir distância entre a vida particular e o trabalho, especialmente porque é comum que os alunos procurem por seus professores e professoras nas redes sociais. Por essa razão, mantenha páginas estritamente profissionais para o contato com alunos, em que todos os conteúdos postados tenham relação com o cotidiano escolar ou a disciplina lecionada. Seja no facebook, tiktok, X, instagram e outros, o seu perfil pessoal deve ser destinado aos amigos, colegas e família.
3. Cópias dos holerites
Os holerites digitais devem ser baixados e salvos no computador, nuvem ou pen drive todos os meses, pois eles não ficam muito tempo disponíveis na intranet. Além disso, quando o professor ou professora sai da empresa, perde de imediato o acesso ao e-mail corporativo e à plataforma e não consegue mais pegar os holerites e demais documentos. Os holerites são necessários para cobrar dívidas trabalhistas, resolver problemas com a Receita Federal e na hora da aposentadoria.
4. Conferência do salário
Você precisa saber como o seu salário é calculado e deve conferi-lo todo mês. Dê especial atenção ao pagamento das horas extras, provas substitutivas, descontos, contribuição previdenciária e imposto de renda. A composição salarial está nas convenções e acordos coletivos, deixamos abaixo os links separados por segmentos:
5. Controle do FGTS
A Caixa Econômica Federal tem um aplicativo que permite a consulta de todas as suas contas de FGTS. Esse mesmo serviço também está disponível no site. Você ainda pode cadastrar o seu celular para ser avisado, por mensagem ou e-mail, sempre que o FGTS for depositado. Todos esses serviços exigem o cadastro de uma senha no site da CEF. Importante: no primeiro acesso, tenha em mãos o seu PIS, título de eleitor, CPF e RG.
6. Calendário escolar
As escolas e IES são obrigadas a entregar no início do ano ou período letivo o calendário escolar, com os dias letivos, atividades extracurriculares, período do recesso de 30 dias e das férias coletivas dos professores. É uma garantia das Convenções Coletivas de Trabalho na educação básica e no ensino superior. O calendário é um documento importante que pode ajudar a comprovar as atividades exigidas, confirmar se as férias e o recesso estão sendo respeitados e conhecer a data limite para a demissão sem justa causa.
Se a escola não disponibilizar o calendário denuncie ao SinproSP
7. Horas extras e trabalho tecnológico
Esse controle é importante para conferir se o pagamento está sendo feito corretamente. Futuramente, também pode servir como registro das atividades. Lembre-se que a Convenção Coletiva dos professores da Educação Básica prevê o pagamento da hora-tecnológica e atividades adaptadas. Essa garantia não é, até o momento, extensiva aos professores do ensino superior e do Sesi, Senai e Senac.
8. Plano de carreira
O plano de carreira integra o contrato de trabalho e por isso, professoras e professores devem ter acesso à integra desse documento, para conhecer os enquadramentos, as faixas salariais, as regras de ascensão e mobilidade. Se o plano não estiver disponível na intranet ou na sala dos professores, solicite e guarde uma cópia.
Caso a escola não forneça, informe o sindicato
9. Adiantamento da primeira parcela do décimo terceiro
A professora ou professor que deseja receber a primeira parcela do 13º salário junto com o pagamento das férias tem até 31/01 para fazer a solicitação ao departamento de Recursos Humanos. Redija a carta em duas vias e guarde uma delas, protocolada por quem a recebeu (assinatura, data e carimbo). O SinproSP sugere o modelo abaixo:
São Paulo, XX de janeiro de 2025 À/AO (Nome da Empresa) Solicito o pagamento da primeira parcela do 13° salário junto com as minhas férias, nos termos do que dispõe o artigo 79 do Decreto 10.854/21. Profª____________________________________________ (Nome completo) *Date e assine as duas vias. Guarde uma delas protocolada pela escola. |
Além disso, é importante ressaltar que dúvidas podem ser esclarecidas via atendimento eletrônico ou telefone 5080-5988 de segunda a sexta das 8h30 até 17h30.