Eleições no SinproSP

Chapa 1 vence eleição no SinproSP

Atualizada em 27/10/2022 08:35

Com 58,2% dos votos válidos, a Chapa 1 - Experiência e Luta para Novos Tempos foi eleita para a nova diretoria do SinproSP, que assumirá a partir de 1º de janeiro. Ao longo dos três dias de eleição, mais de 8 mil professoras e professores sindicalizados depositaram seus votos nas 134 urnas, uma delas na sede do Sindicato e outras 133 que circularam por escolas e faculdades em todas as regiões da cidade.

A apuração dos votos, realizada manualmente pela contagem das cédulas de papel, foi iniciada após o encerramento da votação, às 20 horas da quarta-feira, seguindo sem interrupção até o amanhecer da quinta-feira, 27 e com transmissão ao vivo, via YouTube. As quinze mesas apuradoras contaram com representantes de cada uma das duas chapas concorrentes para contagem dos votos.

Experiência e renovação

A nova diretoria assume a partir de 1º de janeiro para uma gestão de quatro anos. Ela reúne professoras e professores da atual gestão e novas companheiras e companheiros, com equilíbrio entre docentes da educação básica e ensino superior na sua composição

Celso Napolitano, que assumirá como novo presidente do Sindicato, ressaltou a importância do processo eleitoral que, em 2022, contou com uma chapa de oposição. "Essa eleição reafirmou o papel do SinproSP como entidade democrática e verdadeiramente representativa das professoras e dos professores", disse logo após a divulgação do resultado. "A ampla participação da categoria revela um amadurecimento político crescente, bem como o fortalecimento da entidade e da própria democracia", concluiu Napolitano.

A nova diretoria

► Celso Napolitano