Geral

Ajude o TSE na luta contra a desinfomação nas eleições

Atualizada em 22/09/2022 20:21

Nessa última etapa do 1º turno das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pede auxilio aos cidadãos no combate às notícias falsas e à manipulação  de informações. Por isso, criou uma plataforma para receber denúncias nas eleições.

Trata-se do Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições, que  organiza os campos para denúncias em cinco modalidades de crimes eleitorais:

a) informações falsas ou manipuladas sobre candidatos, partidos e pesquisas;
b) informações falsas ou manipuladas sobre a Justiça Eleitoral, as urnas eletrônicas ou contagens de votos;
c) propagação de discursos de ódio em material eleitoral;
d) incitação à violência contra a Justiça Eleitoral, seus servidores ou patrimônio;
e) mensagens de conteúodo eleitoral não solicitadas, o que caracteriza disparo em massa.

Basta escolher o tema e registrar a denúncia. Ela será repassada âs agências de checagem que integram o Programa de Enfrentamento à Desinformação. Em se tratando de denúncia de maior gravidade, ela é enviada ao Ministério Público Eleitoral (MPE).

A denúncia deve descrever o ocorrido e indicar a plataforma onde a mensagem foi veiculada, bem como o link da postagem. É simples de usar e mostra que a participação cidadã nas eleições vão muito além do voto. 

A internet não ser um meio de propagação de inverdades para tentar manipular a sociedade. A contrário, ela pode transformar-se num meio eficaz para combater os crimes eleitorais. Conheça o sistema e denuncie se encontrar alguma irregularidade.

Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do TSE 
 

 

.