Ajude o TSE na luta contra a desinfomação nas eleições
Nessa última etapa do 1º turno das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pede auxilio aos cidadãos no combate às notícias falsas e à manipulação de informações. Por isso, criou uma plataforma para receber denúncias nas eleições.
Trata-se do Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições, que organiza os campos para denúncias em cinco modalidades de crimes eleitorais:
a) informações falsas ou manipuladas sobre candidatos, partidos e pesquisas;
b) informações falsas ou manipuladas sobre a Justiça Eleitoral, as urnas eletrônicas ou contagens de votos;
c) propagação de discursos de ódio em material eleitoral;
d) incitação à violência contra a Justiça Eleitoral, seus servidores ou patrimônio;
e) mensagens de conteúodo eleitoral não solicitadas, o que caracteriza disparo em massa.
Basta escolher o tema e registrar a denúncia. Ela será repassada âs agências de checagem que integram o Programa de Enfrentamento à Desinformação. Em se tratando de denúncia de maior gravidade, ela é enviada ao Ministério Público Eleitoral (MPE).
A denúncia deve descrever o ocorrido e indicar a plataforma onde a mensagem foi veiculada, bem como o link da postagem. É simples de usar e mostra que a participação cidadã nas eleições vão muito além do voto.
A internet não ser um meio de propagação de inverdades para tentar manipular a sociedade. A contrário, ela pode transformar-se num meio eficaz para combater os crimes eleitorais. Conheça o sistema e denuncie se encontrar alguma irregularidade.
Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do TSE