Departamento Previdenciário do SinproSP atendeu quase 500 professores em 2022
O setor de previdência é um dos principais serviços do SinproSP às professoras e professores sindicalizados. Duas advogadas previdenciárias – a Regina e a Elisângela – são responsáveis por fazer contagem de tempo, dar entrada em pedidos de aposentadoria, orientar sobre auxílio-doença, licença maternidade e acidente de trabalho, entre outras questões. Como as advogadas são credenciadas junto ao INSS, elas também emitem a carta de estabilidade para readmissão de quem é demitido (sindicalizado ou não) e se encontra a menos de dois anos da aposentadoria, mais uma importante conquista das Convenções Coletivas de Trabalho.
No primeiro ano de pandemia, o trabalho do departamento previdenciário não parou, mas teve que ser reorganizado para funcionar a distância. Hoje, a maior parte dos atendimentos voltou a ser presencial, mas algumas mudanças feitas em 2020 permanecem, já que dão mais agilidade aos serviços.
Entre janeiro e julho (até 13/07), houve 336 atendimentos presenciais e 135 pelo site, isso sem contar as dúvidas e orientações respondidas por telefone ou por e-mail (prefira sempre esse último). Até o momento, 76 aposentadorias foram concedidas nos últimos meses, apesar do represamento de pedidos no INSS.
A reforma da Previdência de 2019 ampliou os anos de trabalho e a idade para obtenção da aposentadoria. Também criou cinco possibilidades de aposentadoria por tempo de contribuição (três, para professores da educação básica). Por isso, os trabalhadores precisam de uma orientação correta, feita por profissionais especializados. E é isso que as professoras e os professores encontram no SinproSP.
VEJA AQUI OS PRINCIPAIS SERVIÇOS PRESTADOS PELO DEPARTAMENTO PREVIDENCIÁRIO DO SINPROSP