Campanha salarial ensino superior

Dia 15/06, professores do ensino superior têm assembleia com falta abonada

Atualizada em 02/06/2022 22:40

ATENÇÃO! O ABONO VALE  PARA O DIA  INTEIRO!

No próximo dia 15, quarta-feira, professoras e professores do ensino superior de todo o estado devem ser reunir em assembleias locais, nos sindicatos, com abono de falta garantido, para discutir o impasse nas negociações salariais e pensar alternativas de luta. No SinproSP, a assembleia será remota, às 19h, com inscrições prévia até às 17h.

A Campanha Salarial dos professores e trabalhadores não docentes do ensino superior encontra-se numa encruzilhada. Chegamos em junho sem avanço nas negociações e com salários congelados. Nos últimos meses, o SinproSP e demais sindicatos que integram a Fepesp fizeram todos os esforços para garantir uma negociação séria, civilizada, que fosse concluída em pouco tempo. Os patrões optaram pelo contrário e conseguiram ganhar tempo com propostas inaceitáveis de reajuste e de desmonte da Convenção.

A inflação entre março de 2021 e fevereiro de 2022 acumula alta de 10,57% (média entre INPC-Ibge e IPC-Fipe) e os mantenedores permanecem irredutíveis em 4% a partir de março, acrescidos de 2% apenas em janeiro de 2023. Como é possível??

Abono de falta é direito garantido

Se hoje as perspectivas não são muito favoráveis, temos a chance de revertê-las. E essa chance passa pelas assembleias do dia 15. O abono de falta é um direito garantido na cláusula 49 da Convenção Coletiva . Nenhuma instituição poderá descontar a ausência, desde que a professora ou professor apresente atestado de comparecimento, que será entregue pelo Sindicato.

Como determina a norma coletiva, as mantenedoras já foram comunicadas da assembleia por meio de notificação da Fepesp ao sindicato patronal, o Semesp.

Denuncie se houver pressão

O SinproSP está organizado para oferecer toda orientação e apoio às professoras e professores. O abono de falta para a realização de assembleia é um direito  e tem que ser respeitado! Qualquer iniciativa que procure constranger ou desestimular a participação da categoria deve ser imediatamente denunciada no Sindicato.

A importância da participação

A assembleia é um momento de discussão entre os professores, mas é também uma forma de tirar os patrões da zona de conforto. Não podemos admitir uma proposta econômica incapaz de repor a inflação e corrigir a defasagem salarial. Temos que exigir respeito e celeridade nas negociações e precisamos pressionar para isso. Portanto, participe da assembleia, divulgue-a e estimule os seus colegas e mostre a importância de se fazer presente!

INSCREVA-SE AQUI PARA PARTICIPAR DA ASSEMBLEIA
Podem participar professoras e professores que lecionem no ensino superior privado no município de São Paulo. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho, às 17h.