Cultura

Marcelo Ridenti lança "O segredos das senhoras americanas", com debate

Atualizada em 03/05/2022 23:17

No próximo sábado, 07 de maio, às 17h, a Editora Unesp promove o debate virtual e lançamento do livro O segredo das senhoras americanas: Intelectuais, internacionalização e financiamento na Guerra Fria cultural, de autoria do professor Marcelo Ridenti. O evento faz parte da programação cultural da IV Feira do Livro da Unesp, que vai até 8 de maio, e terá transmissão ao vivo pelos canais da Editora Unesp no YouTube e no Facebook.

Marcelo Ridenti é professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Recentemente, em março, ele participou de um debate, realizado pelo Sinpro Cultura, sobre a Semana de Arte Moderna.

O debate virtual  contará também com a presença de Felipe Pereira Loureiro, professor associado do Instituto de Relações Internacionais da USP e coordenador do Observatório da Democracia no Mundo - USP e Rodrigo Patto Sá Motta, professor titular de História do Brasil na UFMG e pesquisador do CNPq. A mediação do debate será feita pela professora Daniela Vieira dos Santos, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina.

Sobre o livro

Neste livro, os chamados “anos rebeldes” são tratados a partir de um ângulo muito particular, com foco na disputa internacional para ganhar corações e mentes no auge da Guerra Fria. Em meio à forte disputa por aumento das áreas de influência, no entanto, os intelectuais e artistas brasileiros não foram meras peças no tabuleiro: participaram ativamente do embate entre as grandes potências, apesar de não dominarem todas as regras do jogo nem conhecerem alguns segredos sobre o financiamento de suas atividades.

.