Educação básica

Universidade de Oxford pesquisa condições de trabalho de professores brasileiros

Atualizada em 14/04/2022 13:17

As condições de trabalho das professoras e dos professores das escolas particulares da cidade de São Paulo é o tema central de uma estudo no Departamento de Educação da Universidade de Oxford. O responsável pela pesquisa é o docente brasileiro Jose Quibao. E por acredtar na importância das análises científicas, o SinproSP incentiva toda a categoria a participar ativamente do ensaio. 

Para fundamentar a pesquisa, o Prof. Quibao precisa entrevistar professoras e professores sobre a satisfação no trabalho em diferentes ambientes escolares. Mais especificamente, analisar como diferentes condições de trabalho impactam na satisfação com a carreira. A conversa será realizada de maneira remota e deve durar de 30 a 60 minutos. 

Quem puder participar deve entrar em contato com o Prof. Quibao  via e-mail (jose.quibao@education.ox.ac.uk ou rege2225@ox.ac.uk) ou via WhatsApp (+55 11 970897050). 

Saiba mais sobre o estudo

A pesquisa tem como objetivo investigar a percepção dos professores sobre sua satisfação no trabalho em diferentes ambientes escolares. Mais especificamente, examina o papel que as diferentes condições de trabalho nas escolas privadas desempenham na compreensão dos professores sobre sua satisfação com a carreira. Assim, a incorporação de professores que trabalham em diferentes configurações e organizações escolares em um mesmo estudo oferece uma oportunidade valiosa para comparar e contrastar como os professores entendem a profissão.

Professores-alvo da pesquisa:
O escopo desta pesquisa são professores da rede privada que atuam no Ensino Regular da Educação Básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Duração e conteúdo da entrevista:
A entrevista deve durar cerca entre 30 e 60 minutos (máximo). Ainda assim, o participante pode pedir para pausar ou interromper a conversa a qualquer momento. Sobre o conteúdo da entrevista, nenhum conhecimento prévio é necessário. De maneira geral, os tópicos são familiares a vocês: (i) carga horária, (ii) as características do seu trabalho dentro da escola, (iii) os tipos de atividades que você desenvolve como professor, (iv) suas opiniões sobre sua satisfação com seu trabalho. O registro de áudio será essencial para a transcrição da entrevista a fim de descrever com precisão a nossa conversa.

.