Direitos

SinproSP move processo contra UNIB. Primeira audiência já tem data!

Atualizada em 28/03/2022 13:41

Diante de várias irregularidades, o SinproSP deu entrada em uma ação judicial contra a Universidade Ibirapuera no Tribunal Regional do Trabalho. A atitude acontece após o Sindicato tentar por diversas vezes sanar os recorrentes problemas e desrespeitos aos direitos das professoras e dos professores e que lecionam na instituição. Uma primeira audiência já está marcada para 18 de julho. 

Nos autos, o Sindicato aparece como substituto processual das professoras e dos professores lecionam na instituição. Entre os motivos que levaram o caso à Justiça estão: falta de recolhimento do FGTS e da contribuição previdenciária (que é descontada dos salários), redução salarial de 30% sem diminuição da jornada na mesma proporção, não pagamento do abono assegurado pela Convenção Coletiva, atrasos constantes nos salários, e outras tantas irregularidades.

Entenda o caso

É importante ressaltar que desde o surgimento das primeiras denúncias contra a instituição, o SinproSP tem se reunido com os professores e buscado alternativas para a solução dos problemas. Para tanto, ainda em dezembro de 2021, convocou a Unib no âmbito do Foro de Conciliação para solução de Conflitos Coletivos. Contudo, os mantenedores da universidade não apresentaram nenhuma resposta e, diante disso, os docentes optaram por entrar em greve até a regularização de todos os problemas. 

Uma nova assembleia foi marcada e minutos antes do início da reunião, os patrões apresentaram uma proposta de pagamento. Os professores optaram por dar mais um voto de confiança à UNIB, que, infelizmente, não cumpriu o que havia prometido.

 

.