Eventos

Novo ciclo dos Sábados Resistentes começa em 26 de março

Atualizada em 22/03/2022 16:51

O mês de março marca o início de um novo ciclo dos Sábados Resistentes. Organizados pelo Memorial da Resistência de São Paulo e o Núcleo de Preservação da Memória Política, em 2022 os encontros terão com tema geral “A construção da Cidadania no Brasil”. Assunto fundamental para entender a importância do voto no país, ainda mais em um ano marcado por eleições.

E a primeira deste novo ciclo já tem data, será em 26/03, a partir das 15h, e refletirá sobre “As lutas das minorias sociais e a República de 1946: a ampliação do voto às regiões urbanas”. Foram convidados para o encontro a Prof.ª Jaqueline Porto Zulini, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (FGV CPDOC) e o Prof. Marcos Napolitano, do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP). A mediação ficará sob responsabilidade do diretor de Pesquisa do Núcleo de Preservação da Memória Política (Núcleo Memória), Oswaldo de Oliveira Santos Júnior. 

Para garantir a segurança de todos, os primeiros eventos dos Sábados Resistentes 2022 serão realizados formato virtual. Quem quiser pode acompanhar ao vivo nos canais no Youtube e Facebook do Memorial da Resistência @memorialdaresistencia, do Núcleo Memória @nucleodepreservacaodamemoriapolitica e Tutaméia @TutameiaTV. 

Parceria entre SinproSP e Núcleo de Preservação da Memória

A divulgação do ciclo Sábados Resistentes marca o início de uma parceria entre o SinproSP Cultura e o Núcleo de Preservação da Memória Politica, que deve se fortalecer ao longo do ano de 2022, com atividades conjuntas.


 

Programação em 26 de março

15h00 – Boas-vindas – Ana Pato (Memorial da Resistência de São Paulo)

Maurice Politi (Núcleo Memória)

15h10 – Apresentação da programação dos Sábados Resistentes 2022 –

Oswaldo de Oliveira Santos Jr. (Núcleo Memória)

15h30 - 16h30 – Debate com os/as convidados/das

Parceria entre SinproSP e Núcleo de Preservação da Memória

 

.