Voz do professor

Oficina no SinproSP alerta sobre importância do preparo da voz

Atualizada em 14/02/2022 14:33

Uma manhã dedicada ao conhecimento e cuidados com a voz, assim foi a oficina de orientação vocal para professoras e professores. O evento, realizado de maneira remota no sábado, dia 12, reuniu quase 50 participantes que para discutir sobre o principal instrumento de trabalho da categoria: a voz.

A oficina, apresentada pela coordenadora do Programa de Saúde Vocal, Dra. Fabiana Zambon, explicou como a voz é produzida, porque ela é suscetível a interferências do ambiente, e como os cuidados podem colaborar para manter a voz saudável.

Estudos indicam que os professores usam muito mais a voz do que pessoas que não lecionam. O professor é um maratonista da voz, e assim como outros atletas precisa de condicionamento, exercícios de aquecimento e desaquecimento para manter o bom rendimento e não correr o risco de desenvolver alguma lesão”, explicou Fabiana.

A fonoaudióloga lembrou que a maior parte dos professores procuram atendimento profissional quando o problema já está instalado e o ideal seria desenvolver um trabalho de prevenção aos problemas vocais. Ainda mais agora, diante do uso de máscaras, que abafam a voz.

Atendimento fonoaudiológico no SinproSP

Criado há mais de 20 anos, o Programa de Saúde Vocal oferece atendimento fonoaudiológico aos professores sindicalizados sem nenhum custo adicional, para prevenção de problemas, aprimoramento da voz ou tratamento.

O atendimento é feito via Google Meet, de segunda a sexta. O agendamento pode ser feito pelo telefone (11) 5080-5988 ou pelo e-mail: voz@sinprosp.org.br

 

.