Eventos neste final de semana marcam o centenário de Paulo Freire. Confira
O fim de semana tem agenda cheia para celebrar o centenário de Paulo Freire, no dia 19 de setembro. Documentários, lançamentos literários, exposição e debates que farão uma justa homenagem ao patrono da educação brasileira.
Vale lembrar que a partir do dia 30 de setembro, o SinproCultura também marcará presença, com diversas atividades para marcar os 100 anos desse grande pensador.
Confira aqui a programação dos dias 17, 18 e 19 de setembro:
Sexta-feira 17/09
- A liberdade, a verdade e a autenticidade dos sujeitos: uma conversa sobre Pedagogia da Autonomia, com Flávio Dino, Luis Antonio Simas e mediação de Livia Vianna. Às 18h, no canal do Grupo Editorial Record no Youtube
Sábado dia 18/09
- Paulo Freire 100 anos: pensamento, experiências e derivações, bate-papo contará com participações da educadora social Bel Santos Mayer - uma das criadoras do projeto Biblioteca Caminhos da Leitura, que promove a leitura em espaços remotos, na região Parelheiros, em São Paulo; do diretor e roteirista Cristiano Burlan e do educador Moacir Gadotti, docente aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e presidente de honra do Instituto Paulo Freire. Será transmitida às 16h, no canal do Sesc SP no YouTube.
- Por que a Pedagogia do Oprimido segue fundamental? – Roda de conversa com Amara Moira e Debora Diniz, às 17 horas, no canal do Grupo Editorial Record no Youtube
- Encontrando Paulo Freire – Edição especial de 30 minutos do longa metragem 'Encontrando Paulo Freire', iniciado com ele mesmo em 1995. O programa é apresentado por produtores do longa, Julio Wainer e Dave Olive. Às 19h de sábado, no canal do YouTube da TVT
- “Paulo Freire, 100 Anos” - A TV Cultura exibirá um documentário inédito sobre o educador, produzido pelo departamento de jornalismo da emissora e apresentado pelo jornalista e diretor Leão Serva. O filme documental, que conta com depoimentos dos principais estudiosos da obra do educador, busca explicar a importância de Paulo Freire e os motivos dos ataques destinados a ele pela extrema direita. Assista na TV Cultura, às 22 horas. Também disponível no canal da emissora do YouTube.
- Ocupação Paulo Freire, exposição tem sua inauguração neste sábado (18) e segue até 5 de dezembro, assinada por Thereza Faria e curadoria dos Núcleos de Audiovisual e Literatura e de Educação e Relacionamento. A mostra esté dividida em quatro eixos – Formação, Angicos, Exílio e Retorno - e tem, entre as atrações, uma animação com as páginas manuscritas de Pedagogia do Oprimido. Além da exposição presencial, o projeto conta com atividades on-line que inclui encontros semanais com intelectuais para falar sobre sua obra, um podcast, programação organizada pelos educadores da instituição e ainda uma publicação impressa com artigos, depoimentos e entrevistas de convidados representantes de diferentes áreas de conhecimento e expressão que contam como têm relacionado o seu trabalho aos saberes apreendidos de Freire. Evento com entrada gratuita de terça a domingo das 11h às 19h, o Itaú Cultural está localizado na Avenida Paulista, 149 (próximo a estação brigadeiro do metrô).
Domingo 19/09
- Paulo Freire Centenário, vídeo comemorativo de 29 minutos produzido pelo Sinpro ABC, com trechos de entrevistas de Paulo Freire e homenagens dos diretores do Sindicato. Será lançado na manhã de domingo, às 10h, e permanecerá disponível no canal do Sinpro ABC no youtube
- Um homem do mundo, série documental relembra vida e obra de Paulo Freire. Dirigida por Cristiano Burlan, está dividida em cinco episódios: A Formação do Pensamento; As 40 Horas de Angicos; O Exílio; Do Pátio do Colégio à Pedagogia do Oprimido e O Mundo Não É, Está Sendo e será exibida pelo canal do Sesc SP no youtube entre 14h e 18h, todos os episódios da série também estarão disponíveis em Sesc TV.
- Dois Paulos na Pauliceia, documentário dirigido por Carlos Pronzato e produzido por Paulo Pedrini que mostra, com mais de 50 depoimentos, o legado de Dom Paulo Evaristo Arns e de Paulo Freire que completariam 100 anos nos dias 14 e 19 de setembro, respectivamente. Assista no domingo, às 19h, no canal de YouTube Carlos Pronzato
Lançamento de títulos inéditos e edições comemorativas também marcam o centenário
O selo Paz & Terra, do Grupo Editorial Record, anunciou que até o fim de 2021 serão lançados 26 títulos entre inéditos, edições comemorativas e reedições com novo projeto gráfico reunidas em boxes temáticos. E claro, os clássicos Pedagogia da autonomia e Pedagogia do oprimido, ganharam novas edições. O primeiro com pôsteres destacáveis e pintura trilateral e o segundo com artigos das ativistas Débora Diniz e Preta Ferreira.
A editora prepara também o lançamento da coletânea Testamento da presença de Paulo Freire, o educador do Brasil, com prefácio do cardeal Michael Czerny S.J, porta-voz do Vaticano, e análises de Noam Chomsky, Lula, Leonardo Boff, Mario Sergio Cortella, Ana Mae Barbosa, Celso Amorim, Fatima Bezerra e Flavio Dino.