SinproSP

5 de outubro: Dia Mundial do Professor

Atualizada em 04/10/2005 18:55

A importância da formação docente para a construção de uma educação de qualidade é o tema central das comemorações do Dia Mundial do Professor 2005. A data foi criada pela UNESCO em 1994 com o objetivo de chamar atenção para o papel fundamental que os professores têm na sociedade.

O Dia Mundial 2005 alerta para o fato de que a educação de qualidade requer docentes capacitados e que para isso é necessário investimento, ou seja, compromisso das nações na construção desse objetivo. “Professores qualificados são fundamentais para o desenvolvimento da educação”, aponta a mensagem das Nações Unidas para celebrar a data.

Hoje, muitos dos mais de 60 milhões de professor de todo o mundo trabalham em situações difíceis. A maioria deles em países em desenvolvimento, onde a necessidade de aprimoramento docente e a melhoria das condições de ensino são urgentes. E também onde é cada vez mais difícil manter os profissionais capacitados no ofício de ensinar e atrair bons candidatos a se tornarem professores.

Dados da UNESCO mostram que é “sem precedentes” a diminuição do número de professores no mundo. E as causas para essa situação já são conhecidas: baixos salários e condições inadequadas de trabalho. Entre 15 e 35 milhões de docentes serão necessários para que as metas da educação para todos até 2015 – fixadas no Fórum Mundial de Educação de Dakar - possam ser atingidas.

Origem da data
A origem do Dia Mundial do Professor está ligada à divulgação do primeiro grande documento internacional sobre as condições de trabalho, direitos e responsabilidades dos docentes, conhecido como “Recomendações sobre a Condição do Professores da UNESCO e Organização Mundial do Trabalho”, em 5 de outubro de 1966.

Clique aqui para acessar o site oficial do Dia Mundial do Professor 2005 (em inglês, francês e espanhol).

.