Coronavírus

Cidade de São Paulo volta para a fase laranja. Acabou a desculpa das escolas

Atualizada em 26/02/2021 13:21

O governo estadual divulgou, em entrevista coletiva no dia 26, a nova classificação das regiões de saúde no estado. A Grande São Paulo, como era esperado, regrediu para a fase laranja. Com isso, acaba a desculpa esfarrapada de algumas escolas que insistiram em descumprir o limite fixado pela Prefeitura, aumentando de 35% para 70% o percentual de estudantes nas aulas presenciais. 

O agravamento da epidemia foi generalizado em todo o estado de São Paulo. Dos 17  Departamentos Regionais de Saúde, apenas a região de Piracicaba progrediu de fase. Todas as demais regrediram para as fases laranja e vermelha. Além do aumento de contaminação, internação e mortes, novas cepas passaram a circular no estado, o que pode levar a uma piora da situação.

Não há muita novidade. Esse quadro já vinha se desenhando desde o início do mês. Inacreditavelmente, algumas escolas - irresponsavelmente - decidiram correr na contramão e dobrar a aposta, a  um risco elevadíssimo para toda a comunidade escolar. Agora, terão que voltar atrás.

É bom lembrar ainda a fase laranja não permitia a retomada de aulas presenciais até o final de dezembro de 2020. Cedendo à pressão das escolas particulaes e de grupos organizados, o governo Dória flexibilizou as regras de retorno das aulas presenciais para 2021, apesar dos indícios de agravamento da epidemia. 

.