Consultoria educacional Aprender a Ser tem nova programação de cursos
O Centro de Formação de Educadores da Infância, da Consultoria e Assessoria Educacional Aprender a Ser apresenta a programação de grupos de estudo para o segundo semestre de 2005.
As inscrições já estão abertas. Os grupos de estudos serão formados com um número mínimo de 10 participantes e com o máximo de 15. Após a inscrição, não haverá cancelamento. O educador inscrito poderá propor alguém para preencher a sua desistência.
A carga horária de cada grupo será de 30 horas composta de momentos presenciais e desafios práticos reflexivos. Os grupos de estudos serão formados pela ordem de chegada das inscrições.
Inscrições
Informações no site www.aprenderaser.com.br ou com Ana Claudia pelo telefone 5049-1590. As reuniões dos grupos de estudo acontecerão Av. Ibirapuera, 2907 – conj. 1307 e 1313 – Moema – São Paulo (ao lado do Shopping Ibirapuera - espaço Blue Tree Hotel).
Programação:
Raízes epistemológicas da pedagogia Freinet
Segundas Feiras – 18h30 às 21h30
15/8 – 29/8 – 12/9 – 26/9 – 10/10 – 24/10 – 7/11 e 21/11
Profª Drª Emilia Cipriano Sanches e Equipe da Aprender a Ser
Redescobrir com os Educadores os fundamentos da Pedagogia Freinet, explicitando as raízes epistemológicas.
Os encontros serão desenvolvidos na perspectiva de aprofundamento do referencial teórico das práticas pedagógicas propostas por Freinet desvelando sua efetiva participação nos processos de aprendizagem, reflexiva, crítica e criativa num espaço de cooperação, sociabilidade, afetividade e autonomia.
O gestor pedagógico e as competências de um novo tempo
Segundas Feiras – 18h30 às 21h30
22/8 – 5/9 – 19/9 – 3/10 – 17/10 – 31/10 – 14/11 e 28/11
Profº Mestre Claudio Castro Sanches
A Gestão Pedagógica Educacional ganha expressão quando está acompanhada das mudanças de paradigma das questões desta área. A liderança consciente e competente das pessoas nas decisões de orientação e planejamento, fortalece à participação responsável de todos nas decisões necessárias para a efetivação do compromisso coletivo na busca de indicadores de qualidades educacionais significativos para os processo educativos.
Metodologia do trabalho de projetos
Terças feiras – 18h30 às 21h30
16/8 – 30/8 – 20/9 – 27/9 – 25/10 – 8/11 – 22/11 e 6/12
Profª Drª Emilia Cipriano e Equipe da Aprender a Ser
Metodologia/estratégia para abordar, investigar, aprender e apropriar-se da história cultural e do mundo numa relação de movimento, curiosidades, oportunidades que vão além da compartimentação disciplinar.
A alfabetização e o papel do lúdico
Terças feiras – 18h30 às 21h30
23/8 – 6/9 – 13/9 – 4/10 – 11/10 – 18/10 – 29/11 e 13/12
Profª Mestre Adriana Rosa
O desenvolvimento da leitura e da escrita, tendência natural, expressiva e criativa da criança, pode ser facilitada pelo educador por meio de atividades lúdicas como apoio ao processo de desenvolvimento da linguagem escrita e falada. O Grupo de Estudos tem como proposta repensar o Lúdico e a Alfabetização buscando o reconhecimento das teorias que fundamentam de modo competente a prática pedagógica do lúdico e da alfabetização.
A arte de contar histórias
Dias da Semana: quartas feiras – 18h30 às 21h30
17/8 – 31/8 – 14/9 – 21/9 – 5/10 – 26/10 – 16/11 e 30/11
Profª Mestre Suzi Clener
A arte de contar histórias é componente de uma produção funcional, de uma história simbólica, de um desempenho ritual, ou simplesmente nada mais que a alegria de fazer alguma coisa que está em harmonia com nossas sensibilidades. O objetivo do Grupo de Estudos é desenvolver recursos didáticos para a interação educador/educando nos contextos da oralidade, leitura, escrita e fortalecer os aspectos emocionais através das histórias contadas.
Educação para o pensar utilizando literatura infantil
Dia da Semana: quintas feiras – 18h30 às 21h30
18/8 – 1/9 – 15/9 – 29/9 – 13/10 – 27/10 – 10/11 e 24/11
Prof. Dr Marcos Loriere e Equipe
O Grupo de Estudos visa aprofundar a compreensão teórica e o domínio de procedimentos e estratégias que subsidiem professores no trabalho, em sala de aula, que enseje o desenvolvimento do pensamento autônomo, reflexivo, crítico e criativo. Propõe que seja utilizada a Literatura Infantil como recurso para um tal trabalho, insistindo, porém, na importância da mesma pelas suas finalidades próprias.
A aula das descobertas/Freinet
Dias da Semana: quintas Feiras – 18h30 às 21h30
25/8 – 8/9 – 22/9 – 6/10 – 20/10 – 3/11 – 17/11 e 8/12
Profª Rosa Maria Sampaio Whitaker
Célestin Freinet, pedagogo Francês, desde 1920 tinha a preocupação de preparar as crianças e os jovens para um mundo de solidariedade, ajuda mútua, democracia e principalmente para a PAZ.
O Curso apresentará atividades, instrumentos e as práticas pedagógicas, entre elas aula das descobertas/aula passeio um suporte que faz acontecer o aprendizado em nível cooperativo, político, social, intelectuais e afetivos, acompanhando sempre o desenvolvimento tecnológico.
Inteligência e cognição
Datas a combinar a partir de setembro
Prof. Mestre Celso Antunes
Professores coordenadores dos grupos
» Profª Drª Emilia Cipriano Sanches
Professora Titular da Faculdade de Educação da PUC – São Paulo
Professora do Curso de Pós-graduação – PUC/SINPRO-SP
Membro do Grupo Gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil
» Prof. Dr Marcos Antonio Lorieri
Professor Titular da Faculdade de Educação da PUC – São Paulo
Professor do Curso de Pós-graduação – UNINOVE/SP
» Prof. Claudio Castro Sanches
Ms Educação Puc/SP
Coordenador da Consultoria Educacional Aprender a Ser
» Profª. Adriana Rosa
Ms Educação UFSC
Profª Coordenadora - Curso de Pedagogia Faculdade Taboão da Serra
» Profª Suzi Clener
Ms em Educação AEI
Profª do Pós Graduação da Faculdade Estadual de Jacarezinho
Profª do Curso de Pedagogia da Associação de Ensino de Tatuí
» Profª Rosa Maria Whitaker Sampaio
Coordenadora da ABDEPP/Freinet –Associação Brasileira para Divulgação, Estudos e Pesquisas em Pedagogia Freinet
» Prof Celso Antunes
Mestre em Ciências Humanas, Especialista em Inteligência e Cognição
Autor de dezenas de obras publicadas no Brasil, América Latina e Europa