Coronavírus

A escola vai abrir? Avise o sindicato

Atualizada em 24/09/2020 23:17

As aulas presenciais estão proibidas até, pelo menos, 03 de novembro. Contudo, a Prefeitura autorizou a retomada de atividades "livres e não seriadas" a partir de 07 de outubro, a despeito do cenário perigoso revelado pelo inquérito sorológico entre estudantes de escolas particulares (ver imagem)*. O SinproSP reafirma mais uma vez: é contra a volta de qualquer atividade presencial em 2020 e continuará lutando, junto às demais entidades das redes pública e privada, para que o retorno ocorra só em 2021.

Além dos riscos evidentes, a retomada das atividades presenciais não é razoável do ponto de vista pedagógico. Desorganiza o trabalho construído nos últimos meses em nome de uma abertura limitada, com alunos e espaços controlados, e por tão pouco tempo. Vale a pena?

Para piorar, cada escola poderá definir como e quando será o retorno das atividades presenciais. É nesse clima de indefinição e desarranjo que muitos professores já estão sendo chamados para trabalho presencial a partir de outubro.

Escola aberta? Avise o SinproSP

O SinproSP precisa reunir dados sobre as escolas que decidiram retomar as atividades presenciais e, para isso, depende da participação da categoria. Essa informação é estratégica para o Sindicato nortear suas ações, orientar as professoras e os professores de forma precisa e segura e exigir condições de trabalho e respeito aos direitos.

Esse primeiro levantamento servirá para construir um quadro geral sobre o retorno (ou não) das escolas particulares e definir estratégias específicas.

O sigilo é totalmente garantido. Informe o nome da escola e o que está sendo proposto aos professores, anexando, se possível, comunicados. Você também pode encaminhar as suas dúvidas. Basta escrever para volta@sinprosp.org.br

*Inquérito Sorológico para Sars-Cov-2. Prevalência da Infecção em Escolares das Redes Pública e Privada da Cidade de São Paulo - fases 1 a 3, 17/09/2020, acessado em 18/09/2020