Coronavírus

Ministério da Saúde divulga novas recomendações para combater o coronavírus

Atualizada em 20/03/2020 12:11

Diante do avanço do coronavírus no país, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou em 19 de março novos protocolos a serem adotadas no combate ao Covid-19. A partir de agora, todos que chegarem aos postos de saúde com sintomas de gripe serão tratados como infectados pelo coronavírus. Além disso, pacientes e pessoas com quem moram – esses últimos ainda que sem sintomas -, receberão atestado de 14 dias para permanecer em isolamento domiciliar.  

Durante a coletiva, Mandetta explicou que as novas medidas valem apenas para as regiões mais críticas de transmissão, como o estado de São Paulo, e se fazem necessárias para não sobrecarregar os sistemas de saúde, tanto público como privado. Por isso, a recomendação oficial é que o diagnóstico do Covid-19 seja feito a partir da triagem e diagnóstico clínico dos profissionais de saúde. Os testes serão racionados e aplicados apenas para casos mais graves.

O ministro também reforçou a importância de pessoas com mais de 60 anos permanecerem em casa e avisou que, caso a recomendação não seja seguida pela população, o Governo poderá baixar uma determinação impositiva.

.