Retorno às aulas, com tempo seco? Redobre os cuidados com a voz
Com o reinício das aulas, os professores retornam às aulas aumentam consideravelmente o uso vocal. O ideal é que aumentar os cuidados para não sofrer um impacto muito grande, principalmente com a estiagem que vivemos em São Paulo. Afinal, são mais de 100 dias sem chuva!
A coordenadora do Programa de Saúde Vocal do SinproSP, Dra. Fabiana Zambon, afirma que o tempo seco pode favorecer a instalação de alergias e outros problemas respiratórios. Por isso, aumentar a ingestão de água é fundamental, inclusive durante as aulas. Segundo Fabiana, este é um dos assuntos tratados na 3ª edição do Guia do Bem-estar Vocal .
Fabiana deu ainda outras dicas que auxiliam no cuidado com a voz:
► Dose o tempo de fala, o tom (fino ou grosso), o volume da voz (fraco ou forte).
► Desenvolva uma escuta diferenciada, prestando atenção em sua voz e na voz dos outros, procure reduzir a força com que você fala, melhore suas condições físicas, respeite seus horários de alimentação e descanso e veja se há possibilidades de introduzir melhorias em seu ambiente físico de trabalho.
► Seja objetivo, use frases curtas e diretas, para evitar longos períodos de fala, geralmente acompanhados de pausas e hesitações, que distraem o ouvinte.
► Se você estiver rouco use a voz mais baixa, mas sem sussurrar, pois pode ser um esforço adicional. Procure ajuda de um médico Otorrinolaringologista e de um Fonoaudiólogo.
► Hidratar-se é essencial para que as pregas vocais vibrem com menos esforço e a voz seja produzida em melhores condições. Quando estamos desidratados, temos mais dificuldades para manter o controle da voz e geralmente fazemos maior esforço e produzimos um som pior.
► Com orientação fonoaudiológica (veja logo abaixo), faça exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal.Professores sindicalizados têm atendimento fonoaudiológico
Agende uma avaliação no Programa de Saúde Vocal do SinproSP, que oferece orientação, aprimoramento e tratamento totalmente gratuito aos professores sindicalizados. Para agendar um horário ligue no telefone (11) 5080-5988 ou envie um e-mail para voz@sinprosp.org.br.
Conheça mais sobre o Programa e acesse o guia bem-estar vocal na íntegra no link http://www.sinprosp.org.br/voz.asp