Série debate o trabalho dos sindicatos aos seus filiados

Atualizada em 05/09/2017 01:40

O presidente do SinproSP, Luiz Antonio Barbagli, é o entrevistado do Programa Repórter Sindical na Web do dia 14/09, 5a feira. O programa será transmitido ao vivo pela internet, com início às 20h.

Apresentado semanalmente pelo jornalista João Franzin, o Repórter Sindical na Web tem larga tradição em temas de interesse dos trabalhadores e do mundo do trabalho. Durante o mês de setembro, o programa fará uma série para discutir os serviços que os sindicatos prestam aos associados e as alternativas das entidades diante de uma conjuntura que se mostra cada vez mais adversa.

Como o SinproSP tem divulgado, a chamada ′reforma trabalhista′ (Lei 13.467) fez mais do que autorizar a redução de direitos previstos em lei. Ela também atacou as duas principais instituições que dão proteção aos trabalhadores: a Justiça do Trabalho e o movimento sindical. Em suma, além de favorecer a contratação precária, a reforma tenta impedir, ou ao menos reduzir a possibilidade, de defesa dos trabalhadores.

Em relação à Justiça do Trabalho,a nova lei restringe a ação dos juízes. Quanto aos sindicatos, reduz suas atribuições e dificulta a sobrevivência financeira das entidades. Este quadro de dificuldades e as possibilidades de enfrentamento serão os temas centrais do debate para o qual o professor Luiz Antonio foi convidado.

A entrevista pode ser acompanhada on line, no dia 14/09, a partir das 20h, na TV Agência Sindical. Acompanhe!