SinproSP

5ª edição do Fórum Social Mundial quer "tirar as idéias do papel"

Atualizada em 26/01/2005 16:35

Cobertura do
FSM 2005

  • Agência Rits – Rede de Informações para o Terceiro Setor
  • TV Carta Maior
  • Agência Carta Maior
  • Revista Fórum
  • Sair da teoria e partir para prática. É com esse espírito que Porto Alegre abre hoje a quinta edição do Fórum Social Mundial. Mantém inalterado o tema - “um outro mundo é possível”, mas com a disposição de ser mais propositivo, de se tornar um laboratório de alternativas concretas. Tanto que o FSM 2005 pretende dar visibilidade às experiências de economia solidária, de uso do software livre, da mídia alternativa e desenvolvimento sustentável, com especial atenção à reciclagem de lixo.

    Esta edição do Fórum apresenta uma metodologia diferente, aglutinando as discussões em onze espaços temáticos que passam por questões como socialização do conhecimento e das tecnologias, a defesa das diversidades, pluralidades e identidades, lutas sociais, alternativas democráticas, paz e desmilitarização, entre outras. O “Mural de Propostas” centralizará atividades e idéias vindas das organizações participantes.

    O FSM acontece em oposição ao Fórum Econômico Mundial que começa hoje na cidade suíça de Davos.

    Programação do FSM 2005
    Cerca de 150 mil pessoas, de diversos países, são esperadas durante os seis dias de atividades que incluem palestras, seminários, oficinas, painéis etc. Confirmaram presença o presidente Lula, o primeiro ministro espanhol Zapatero, o presidente da Venezuela Hugo Chaves, José Saramago (escritor português), Eduardo Galeano (jornalista e escritor uruguaio), Juan Somavia (diretor-geral da OIT), Fritjof Capra (físico e ecologista austríaco), Leonardo Boff (teólogo e escritor brasileiro), Boaventura de Souza Santos (sociólogo português), Ignácio Ramonet (presidente do Observatório Mundial de Mídia), Manuel Castells (teórico da revolução digital), entre outros. A programação completa do evento está disponível no site oficial www.foumsocialmundial.org.br


    .