Escolas e sindicatos patronais já foram avisados da greve no dia 28

Atualizada em 11/04/2017 15:24

Atualizado em 12/04/2017, 16h13

A deliberação da assembleia dos professores de aderir à Greve Geral no dia 28 de abril foi comunicada pelo SinproSP a todas as escolas e aos dois sindicatos patronais - o Sieeesp, que representa as escolas de educação básica e o Semesp, que representa as mantenedoras de ensino superior. Também foram notificados o Sesi, Senai e Senac.

Além disso, está sendo convocado um Foro de Conciliação para fazer mais uma notificação, desta vez válida para todo o Estado de São Paulo.

A carta informa que os professores se juntarão aos demais trabalhadores num " ato legítimo de resistência contra as violentas propostas de mudanças na legislação trabalhista e na Previdência Social".

O aviso da paralisação às escolas foi uma deliberação da Assembleia, mas também é uma determinação legal. A Lei 7783/1989, que regulamenta o exercício de greve, exige que a paralisação seja comunicada com pelo menos 48 horas de antecedência. A notificação aos sindicatos patronais supre essa exigência.