Direitos

Fepesp realiza a 1ª Plenária Estadual de Educação

Atualizada em 14/07/2016 11:35

Publicado originalmente pela Fepesp

A Federação dos Professores do Estado de São Paulo - Fepesp está organizando a 1ª Plenária Estadual de Educação, com o objetivo de aprofundar o entendimento das principais questões que afetam a Educação na conjuntura político-econômica atual e organizar a ação das entidades envolvidas na defesa de critérios democráticos no ensino, dos profissionais da área e estudantes. Esta 1ª Plenária Estadual de Educação segue o lema “Em defesa da Educação e da Democracia” e será realizada no próximo dia 09 de agosto, das 9h às15h, no auditório do Sinpro SP (Rua Borges Lagoa, 170). O evento conta com o apoio do Fórum Estadual de Educação de São Paulo (FEE), composto por cerca de 70 entidades do setor.

Os organizadores da Plenária entendem que o momento é crítico e importante para a união de esforços, tendo em vista os avanços conservadores em curso e as medidas restritivas sendo impostas pelo governo interino - colocando em risco direitos de trabalhadores e ameaçando procedimentos democráticos, a liberdade de professores e a efetivação de padrões de educação de qualidade social, pública, gratuita, laica, estatal.

No âmbito estadual, a Educação enfrenta um grande desafio: o Plano Estadual de Educação, aprovado pela Assembleia Legislativa mesmo com um ano de atraso, ainda não é tratado com a seriedade devida pelo governo estadual que desrespeitou, sem explicações, o prazo de 15 dias para sua sanção ou veto. As tentativas de privatização do ensino básico do estado de São Paulo e a monopolização em curso no ensino privado superior são também temas importantes desta Plenária.

A coordenação dos debates está sendo conduzida pela diretora da Fepesp e do Sinpro Campinas Conceição Fornasari, que acompanha as questões em discussão desde a recriação do Fórum Estadual da Educação de São Paulo, em 2013, como representante da Federação. "Em todos os espaços possíveis, no grave momento que vivemos, a defesa da educação e da democracia tornam-se pautas imprescindíveis, e esta 11ª Plenária estadual também cumprirá esse papel", comenta a professora Fornasari.

A programação completa dos debates será divulgada nos próximos dias. A Fepesp acredita ser fundamental a participação ativa de todos os setores envolvidos, para um debate plural que abarque o maior número de temáticas sobre a situação da educação, e oriente as ações das entidades nos próximos meses.