Guarde todos os documentos e comunicados entregues pela escola

Atualizada em 13/04/2016 17:05

Ter o hábito de guardar todos os comunicados e informes entregues pela escola é um jeito eficaz de resolver, e até mesmo evitar, problemas. Não é preciso muito, apenas uma caixa para armazenar holerites, horário de aulas, calendário escolar, convocações para reuniões e/ou atividades extracurriculares, fotos de atividades, entre outros.

Por vezes, os advogados do Sindicato têm dificuldades em cobrar, numa ação judicial, os direitos que não foram cumpridos, mas o professor não possui nenhuma referência ou comprovante que possa integrar o processo. Os documentos guardados podem fazer toda diferença nessas horas.

As convocações para eventos como festas juninas e feiras de ciência servem, para comprovar e exigir o pagamento de horas-extras. O regimento interno da instituição, onde estão estabelecidos os direitos e deveres de toda comunidade, pode ser uma ferramenta útil em caso de assédio moral, em caso de exigências não relacionadas ao trabalho docente.

Quantos aos holerites, eles são importantes para comprovar pagamentos incorretos e podem ser úteis caso seja necessário prestar contas na Receita Federal e principalmente, na hora de se aposentar.

Conteúdo digital

A orientação também vale para todo os holerites digitais e outros conteúdos eletrônicos. Crie uma pasta exclusiva para manter recibos de pagamento, e-mails trocados com coordenadores e outros funcionários da escola, material pedagógico produzido para plataformas digitais e atividades online. Habitue-se a fazer back-up. Essa documentação é fundamental para comprovar o trabalho docente fora do horário de aula.

Hora-extra

Da mesma forma que é importante manter os documentos entregues pela escola, o professor deve sempre anotar as atividades realizadas fora do habitual de trabalho. E nunca deve deixar de registrar o ponto e guardar os recibos, em caso de ponto eletrônico.