Sindicato promove palestra em comemoração ao Dia da Mulher

Atualizada em 27/02/2015 14:36

O SINPRO-SP realizará palestra com Tatau Godinho, da Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal. O evento irá abordar a ampliação da participação das mulheres no mercado de trabalho, com destaque para a persistência do gap salarial a despeito do aumento da escolaridade e da capacitação das mulheres.

O evento acontece em 2 de março, às 19h no Auditório do Sindicato dos Professores de São Paulo (Rua Borges Lagoa, 170). Não é necessária inscrição prévia.

Sobre o tema

Importante ressaltar a concentração da força de trabalho feminina em nichos ocupacionais menos privilegiados, não raro, relacionados às atividades de cuidado, tradicionalmente atribuídas às mulheres.

A desigualdade de gênero no mundo do trabalho é reflexo da divisão sexual do trabalho na esfera privada e da responsabilização das mulheres pelo cuidado da família e da casa. A expansão da entrada das mulheres no mercado de trabalho acontece sem a necessária responsabilização masculina pelas tarefas da casa e do cotidiano. Por conseguinte, as mulheres dedicam tempo duas vezes maior que os homens ao trabalho reprodutivo (tarefas domésticas), sendo responsáveis por uma jornada total de trabalho superior à masculina.

Fonte: Secretaria de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres – SAE