SinproSP

Assembleia discute os primeiros passos da campanha salarial

Atualizada em 22/11/2013 11:29

Os professores reunidos em assembleia no SINPRO-SP no último dia 21 deram início às discussões da campanha salarial, com a definição das estratégias para as futuras negociações com os representantes patronais. Em 2014 estarão em pauta a renovação da convenção coletiva da educação básica, incluindo o reajuste, e também as reivindicações econômicas do segmento Sesi/Senai.

Um dos primeiros passos será o de formalizar com os patrões da educação básica a garantia de que os direitos previstos da convenção atual serão mantidos até que a nova norma coletiva seja assinada, respeitando assim entendimento do Tribunal Superior do Trabalho ( Súmula 277).

Outro passo será a construção colaborativa da pauta de reivindicações. Em janeiro, os professores vão receber material eletrônico para participar da consulta coletiva sobre as possíveis demandas que serão submetidas aos donos das escolas nas negociações. E a assembleia que vai definir a pauta já está marcada: será em 8 de fevereiro, às 10 horas, no Sindicato.

Ensino superior

Ainda que no ensino superior a convenção coletiva tenha validade bianual, com os direitos coletivos garantidos, inclusive a fórmula do cálculo do reajuste salarial de 2014, além da PLR, novas demandas precisam ser conquistadas.

De acordo com compromisso já firmado entre os professores e os mantenedores, as negociações pela regulamentação do trabalho docente, em especial a remuneração pelo trabalho tecnológico, devem ser retomadas.

Previsão orçamentária

A assembleia também discutiu e aprovou a previsão orçamentária do Sindicato para o próximo ano. Veja aqui o documento.