FEPESP tem nova diretoria
O 8º Congresso da Fepesp, entre 16 e 18/08, elegeu a nova diretoria para comandar a entidade até 2017. Mais de 150 delegados estiveram reunidos no evento, representando professores e auxiliares de administração escolar da rede privada de ensino de São Paulo.
Os delegados analisaram a gestão da Federação nos últimos três anos, debateram as metas que nortearão o trabalho daqui pra frente e também refletiram sobre os desafios para os trabalhadores da educação no Estado e no País.
O Congresso aprovou que o mandato da diretoria vai de três para quatro anos e que a Fepesp poderá integrar também os sindicatos que representam exclusivamente os auxiliares. Eles estarão ao lado das entidades que representam professores e das que atuam com as duas categorias, auxiliares e docentes.
Com a mudança aprovada, a Fepesp manterá a sigla, mas passa a se chamar Federação dos Professores e Auxiliares de Administração Escolar do Estado de São Paulo.
"As decisões completam as alterações iniciadas em 2007. A partir de agora, está consolidada a representação das categorias do mesmo ramo de atividade. A federação poderá ampliar para outras entidades o trabalho de articulação e o apoio à relação delas com os trabalhadores. Além disto, contribuirá com os professores e auxiliares nas cidades onde ainda não existem sindicatos", analisou Celso Napolitano, reeleito presidente da Fepesp.
Organização
Por decisão do Congresso o número de diretorias da Fepesp aumentou e foram criadas as dedicadas aos assuntos relacionados a Sistema S, Auxiliares de Administração e Ensino Básico-Educação Superior. As demais diretorias são: Secretaria-Geral, Finanças e Patrimônio, Assuntos Jurídicos e Previdenciários, Relações Intersindicais, Formação Política e Sindical, Assuntos Culturais e Educacionais, Imprensa e Comunicação.
Também foi definido que cada área terá um titular e dois diretores-adjuntos, criando um novo desenho que possibilita um trabalho em conjunto. A diretoria executiva é formada pelos titulares de cada área, mais o presidente.
A chapa eleita - Enfrentando novos desafios -, foi escolhida por unanimidade. Todos os sindicatos participam da diretoria, reflexo da política democrática de gestão que inclui a participação habitual das entidades integrantes nas discussões por meio do Conselho das Entidades Sindicais (Cones).
Entre as resoluções imediatas, os delegados decidiram atuar desde já contra o PL 4330/2004, que trata da terceirização. Sindicatos e Fepesp também pensarão nas mobilizações para o dia 30/08, quando as centrais sindicais planejam atos em vários lugares do Brasil.
25 anos
Em 5 de julho, a Fepesp completou 25 anos de existência. A fundação, em 1988, foi resultado da união de cinco sindicatos: Sinpro São Paulo, Sinpro Campinas, Sinpro ABC, Sinpro Osasco e Sinpro Santos.Para lembrar a ação, foi reproduzido e distribuído aos delegados o primeiro jornal da entidade, que circulou em novembro daquele ano, trazendo a ′Carta de princípios′. Hoje, a Fepesp integra 24 sindicatos espalhados pelo Estado.
Entre os que participaram do início da Federação, esteve o professor Ildefonso Paz Dias, do Sinpro Santos, falecido em abril. Pela sua atuação, o Congresso recebeu seu nome e a Fepesp também o homenageou, e ao Sinpro por meio da professora Maricir Fialho de Almeida, atual presidente.
"Ildefonso foi um elo forte naquele ato, pois ter um quinto sindicato participando era essencial para criar a federação. Durante a vida ele foi um batalhador e um grande sindicalista da Baixada Santista", destacou Celso Napolitano.
O Congresso encerrou-se com a eleição da nova diretoria, que tem mandato até 2017. Veja os novos diretores e integrantes do Conselho Fiscal, que já tomaram posse:
DiretoriaCelso Napolitano - Sinpro São Paulo
Luiz Antonio Barbagli - Sinpro São Paulo
Neizy Martins de Oliveira Cardoso - Sinpro Jundiaí
Mauricio Francisco Ceolin - Sinpro Campinas e região
Claudio Jorge - Sinpro Campinas e região
Carlos Virgilio Borges - Sinpro Campinas e região
Aloisio Alves - Sinpro ABC
José Jorge Maggio - Sinpro ABC
Eduardo Teixeira - Sinpro ABC
Fabio Luís Pereira - Sinpro Sorocaba e região
Eduardo Cezar da Silva - Sinpro Guapira
Odair Lanzoni - Sinpro Valinhos e Vinhedo
Juan Francisco Amaral Ramos - Sinpro Guarulhos
Sérgio de Assis Ferreira - Sinpro Rio Preto
Jovino Araújo de Souza - Sinpro São Carlos
Ailton Fernandes - Sinpro São Paulo
Vera Lúcia Gorron - Sinpro Unicidades
Paulo José Nobre - Sinpro Campinas e região
Conceição Aparecida Fornasari - Sinpro Campinas e região
Samuel Cristiano Fávero - Sinpro Jaú
Sebastião Clementino da Silva - Sinpro Bauru e região
Silvia Celeste Barbara - Sinpro São Paulo
Mauro Ailton Puerro - Sinpro Guarulhos
Jeferson Campos - Sinpro Taubaté e região
Rubens Gonçalves Aniz - Sinpro Osasco e região
Onassis Matias Xavier - Sinpro Osasco e região
Nelson Bertarello - Sinpro ABC
Walter Alves - Sinpro Santos e região
Gentil Gonçales Filho - Sinpro Vales
Nelson Valverde Dias - Sinpro ABC
Antonio Dias de Novaes - Sinpaae Ribeirão Preto e região
Ademir Rodrigues - Sintee Presidente Prudente e região
Regina Helena Fernandes - Sinteee Franca
Conselho Fiscal - titulares
José Renato Prado Pozzobon - Sinpro Osasco e região
Sandra Baraldi Pereira - Sinpro Jundiaí
Wellington Caetano Gennari - Sinpro São Paulo
Douglas Elias Ferreira - Sinpro Jacareí
Luiz Carlos Custódio - Sinpro Araçatuba e Birigui
Alcides Alves dos Santos Jr. - Sinpro Valinhos e Vinhedo
Fonte: Fespep