SinproSP

De olho no Congresso: projetos que devem ser acompanhados em agosto

Atualizada em 19/07/2013 15:16

Além do projeto de lei sobre terceirização, outras duas importantes matérias, de interesse nacional, devem entrar na pauta de discussões e votações do Congresso em agosto. É preciso acompanhar com atenção.

Uma delas é o projeto que trata da vinculação de recursos da exploração do petróleo à educação e à saúde. Os destaques da matéria deveriam ter sido votados na Câmara última terça-feira, mas não houve acordo entre os parlamentares. A previsão é de que o tema entre em pauta no dia 6.

O texto base do projeto foi aprovado pelos deputados no fim de junho. Mas agora eles precisam concluir a apreciação dos destaques, alvo de embate de forças, justamente porque há interesses de sejam reduzidas as receitas do petróleo que seriam destinadas à educação e à saúde. Movimentos sociais prometem pressão para que isso não ocorra.

PNE

Outro destaque é o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita no Congresso há mais de dois anos.

Em maio, o projeto foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e agora está Comissão de Constituição e Justiça. Deve voltar a ser analisado pelos senadores em agosto.

Uma das principais reivindicações é que sejam assegurados os 10% do PIB para educação.

Com informações da Agência Diap, Agência Câmara e Agência Senado

.