SinproSP

São Paulo realizará conferências para debater educação

Atualizada em 10/05/2013 11:00

Os eventos da Conae 2014 (Conferência Nacional de Educação) estão a todo vapor. Com o Fórum estadual de São Paulo instalado, as conferências preparatórias livres e as etapas municipais ou intermunicipais já começam a ser marcadas.

No Estado, elas serão realizadas em 16 pólos e em oito deles as datas já estão definidas. Em todas as etapas da Conae, é importante a participação maciça de todos os setores e segmentos ligados à educação.

As conferências municipais ou intermunicipais devem ser realizadas até julho. A ideia é discutir os sete eixos temáticos propostos para a Conae e sugerir emendas ao documento referência. Com conferências na esfera municipal, estadual e nacional, espera-se construir um Plano Nacional de Educação que atenda as demandas do povo brasileiro.

Para Conceição Fornasari, diretora da Federação dos Professores do Estado de São Paulo e representante da entidade no Fórum Estadual de Educação, a Conae não é para ser uma ferramenta exclusiva da rede pública: "A conferência tem como tema o Sistema Nacional de Educação e o setor privado tem que ser entendido e contemplado nesse sentido. A Conae vai possibilitar a regulação do ensino privado, no sentido da garantia de direitos, cumprimento da Convenção Coletiva e outras questões".

Conceição lembra que boa parte das conferências municipais ou intermunicipais estão sendo marcadas à noite e/ou aos sábados, para que o maior número de representantes de segmentos e setores possam participar.

Quem tiver interesse nos eventos deve procurar a secretaria de educação do seu município ou acessar o site do Fórum Nacional: http://fne.mec.gov.br.

Em caso de dúvida ou sugestão, escreva para o Fórum Estadual de Educação: feesp@edunet.sp.gov.br

Fonte: FEPESP

.