Voz do professor

Filme do SINPRO-SP destaca a importância dos cuidados com a voz

Atualizada em 11/11/2011 14:28

O SINPRO-SP acaba de lançar o filme Minha Voz, Minha Vida, curta-metragem produzido pelo Sindicato, com apoio do Centro de Estudos da Voz (CEV), para chamar atenção dos docentes sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde vocal.

O filme mostra três personagens fictícios, que vivem situações semelhantes a de muitos professores no que diz respeito ao uso cotidiano da voz e comunicação na sala de aula e fora dela, explicitando as práticas consideradas nocivas e as desejáveis.

Para a elaboração do roteiro, Deivison Fiuza (também responsável pela direção do filme) teve como referência o estudo O Panorama epidemiológico sobre a voz do professor no Brasil, feito pelo SINPRO-SP em parceria com o CEV, que reproduz pesquisa desenvolvida na Universidade de Utah, nos Estados Unidos, com o propósito de verificar a prevalência de problema de voz no público docente.

“Minha Voz, Minha Vida” integra as ações do Programa de Saúde Vocal do Sindicato,, que há mais de uma década oferece orientações, avaliações e terapia fonoaudiógica aos sócios da entidade.