Geral

CPI do ensino superior privado define agenda de trabalho

Atualizada em 04/08/2011 12:03

Os deputados estaduais aprovaram em no último dia 2 os primeiros convites às pessoas que serão ouvidas na CPI do ensino superior privado. Ao definir a agenda de trabalho, a comissão também decidiu contratar um especialista para assessorar os parlamentares no assunto.

Por requerimento apresentado pela deputada Leci Brandão (PCdoB) , o presidente do SINPRO-SP e vice-presidente da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (FEPESP), Luiz Antonio Barbagli, será convidado a falar pelos professores.

Também serão chamados o presidente do sindicato patronal (Semesp) , Hermes Ferreira Figueireso e do Inep, Malvina Tânia Tuttman. Pelos alunos, participarão Daniel Iliescu (UNE) e Alexandre Cherno (UEE).

Assessoria externa

Os deputados também aprovaram por unanimidade requerimento do deputado Simão Pedro Chiovetti (PT), relator da CPI, para a contratação de especialista com a atribuição de assessorar o trabalho dos parlamentares. "Precisamos ouvir outras pessoas também, além de visitar as faculdades. O que deve prevalecer no relatório é o melhor para a sociedade", disse o parlamentar.

Rapidez

A reunião da CPI de 2 de agosto durou cerca de meia hora. O encontro poderia ser ainda mais rápido, mas o deputado Vitor Sapienza (PPS) discordou da ordem dos depoimentos sugerida pela deputada Leci Brandão, que queria ouvir primeiro os alunos.

"Ele [Hermes Figueiredo] conhece todas as mantenedoras e pode dar uma visão geral. Não visamos o aluno, visamos as faculdades. Por isso, vamos direto ao chefe", argumentou Sapienza. A deputada não quis se contrapor e aceitou essa sugestão, assim como os outros deputados presentes. "É possível, depois, chamar o Semesp de novo", disse.

Na reunião da CPI, a segunda do órgão, ainda prevaleceu o clima de "falta de objeto" à apuração, ou seja, não se sabe direito qual será o foco dos deputados. Segundo o presidente da comissão, Celso Giglio (PSDB), existem "sugestões" para se ouvir representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, da Fapesp, CNPQ, Capes, além dos professores José Goldemberg e Eunice Durham.

Fonte: FEPESP

.