Consulta pública sobre exame nacional de professores
O INEP está submetendo à consulta pública os referenciais que devem ser utilizados na primeira edição do Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, cuja primeira edição está prevista para 2011.
O Exame foi criado na Portaria 14 do MEC, publicada dia 24/05. Por enquanto, ele será restrito a professores de educação infantil e primeira etapa do fundamental.
Para o MEC, o exame deve "subsidiar" Estados e Municípios na contratação de professores. Segundo o documento publicado pelo INEP , "(...) o candidato participa do Exame e, quando as redes anunciarem vagas de professor a preencher, ele pode enviar sua nota para concorrer a essas vagas" (INEP, 2010).
Guardadas as devidas proporções, parece assemelhar-se à prova para professores temporários que a Secretaria de Educação de São Paulo aplicou em 2009.
A avaliação dos "conhecimentos, competências e habilidades" dos docentes também tem o objetivo de definir um referencial para os cursos de formação inicial de professores e nortear as políticas de formação continuada.
Leia o artigo: “Certificação com nova roupagem?” |
Consulta pública
A consulta pública estará aberta até o 03/07 e deve ser feita pela internet.
O INEP sugeriu 16 temas, tais como direito à educação, planejamento pedagógico, avaliação, estratégias, abordagens e recursos pedagógicos, ensino de língua portuguesa, matemática e de "ciências sociais e naturais".
Cada um desses temas está subdivido em diversos tópicos. Quem participar pode escolher um ou mais temas ou tópicos para comentar ou propor sugestões.
Para participar, é preciso fazer um cadastro na página do INEP.
Fonte: FEPESP