Sugestão de calendário letivo 2009
Como tem feito nos últimos dez anos, o SINPRO-SP coloca à disposição dos professores e das escolas sua sugestão de calendário letivo. Nele, o Sindicato mostra que é possível respeitar os 200 dias letivos, usando ainda uma emenda de feriado, sem utilizar nenhum sábado. Também estão respeitados os 30 dias de férias e o período mínimo de 30 dias de recesso escolar.
Alguns nos perguntam por que não está prevista a existência de um período maior de planejamento no início do ano e um período de recuperação ao final do ano. Quanto ao planejamento, julgamos desnecessário mais que um dia. Se a escola entender diferentemente é possível antecipar o final do recesso mantendo o mínimo de 30 dias. O nosso calendário tem uma folga que possibilita isso.
Entendemos que uma proposta pedagógica elaborada e executada com a participação dos docentes tem permanentemente momentos de reflexão e de reavaliação. Foi com este objetivo que as redes públicas e muitas escolas particulares já colocaram reuniões semanais. É através do pensar e do fazer coletivos que encontramos normalmente, as melhores propostas pedagógicas, além de serem construídos laços de relacionamento que unem os professores e formam o que denominamos, o corpo docente da escola.
Quanto à recuperação, acolhemos o entendimento da própria LDB, que ao aumentar os dias letivos para todos os alunos mostrou que devemos buscar caminhos de recuperação permanentes, não apenas ao final do semestre ou do ano, e paralelos ao processo ensino-aprendizagem para que, se existirem dificuldades que elas sejam atendidas com presteza.
Entendemos também que o calendário é um retrato da proposta pedagógica da escola e dentro do princípio da autonomia que perpassa toda LDB cada escola tem toda liberdade para definir seu modus operandi.