Ensino superior

Sob pressão, UNIB promete pagar salários em atraso até 18/8

Atualizada em 25/07/2008 16:17

Em audiência realizada nesta sexta-feira (25/7) no MPT, a UNIB reconheceu os atrasos no pagamento dos salários dos professores e assumiu o compromisso de pagar o que deve até 18 de agosto. Por determinação da Procuradora Regional do Trabalho, que presidiu a audiência, em caso de descumprimento do que promete fazer, a multa devida pela UNIB será de 10%, além das penalidades previstas na Convenção Coletiva e na CLT.

Não é de hoje que a Universidade Ibirapuera descumpre a lei e despeita seus professores. O episódio recente, que motivou a audiência desta sexta- feira no Ministério Público do Trabalho, é só mais um na lista de irregularidades cometidas pelos mantenedores nos últimos anos.

A UNIB foi uma das pioneiras, entre as algumas instituições de ensino superior privado em São Paulo, a fazer alteração de plano de carreira única e exclusivamente para reduzir os salários dos professores. Há cerca de dois anos, demitiu mais de 200 professores para contratar novos com salários muito inferiores, criando faixas “para baixo”. Nos últimos quatro anos, quase 800 professores foram demitidos da instituição.

Na etapa de expansão descontrolada em que vive o ensino superior privado, as alegações de dificuldades financeiras feitas pelos dirigentes da UNIB para justificar o persistente desrespeito aos direitos da nossa categoria (sem que ninguém consiga saber dos lucros auferidos por seus proprietários), revela a mais absoluta incompetência administrativa. Só que não é o corpo docente quem vai pagar por isso.

O SINPRO-SP agora quer ouvir os professores.

.