Campanha salarial

Professores universitários aprovam pauta da campanha salarial 2007

Atualizada em 25/11/2006 11:50

Os professores reunidos em assembléia neste sábado, 25/11, aprovaram a pauta de reivindicações da campanha salarial 2007. Em linhas gerais, o conjunto de itens que será submetido aos mantenedores para a negociação da nova convenção coletiva estabelece três grandes bandeiras de luta: respeito aos direitos dos professores, remuneração digna e regulamentação das novas formas de trabalho que vêm sendo incorporadas ao cotidiano docente.

A pauta prevê a manutenção de todas as conquistas históricas da categoria, como hora-atividade, garantia semestral de salários e muitas outras. Apesar da expectativa de baixo índice de inflação para o acumulado na data-base, os professores aprovaram também um combinado de itens com o objetivo de elevar o poder de compra dos salários que inclui piso salarial, participação nos lucros ou resultados e aumento real.

Além disso, novas propostas de cláusulas pretendem colocar na mesa de negociação questões como educação a distância, novas tecnologias, plano de carreira, assédio moral, jornada de trabalho, condições de trabalho (cuidados com a voz e limitação do número de alunos por turma).

Agora a pauta será unificada com os demais sindicatos do estado de São Paulo, através da Federação dos Professores (FEPESP), e entregue ao sindicato dos mantenedores no início do ano, abrindo o calendário de rodadas de negociação. A data-base dos professores é 1º de março.

Sesi e Senai
Os professores do Sesi e do Senai aprovaram suas pautas de reivindicações para os respectivos acordos coletivos de 2007. A proposta é manter as atuais conquistas, fazer adequações em algumas cláusulas e também discutir formas de aumentar o poder de compra da categoria.

Previsão orçamentária
Também neste sábado, os professores aprovaram a previsão orçamentária do Sindicato, definindo como serão aplicados os recursos financeiros da entidade para o próximo ano.