Geral

Nóvoa propõe desafios para o trabalho do professor

Atualizada em 06/10/2006 16:10

parte 1 - parte 2 - parte 3 - parte 4
Veja a galeria de fotos
Ouça trecho da palestra
Leia a íntegra da palestra

Para o educador português António Nóvoa, os professores têm pela frente pelo menos três grandes desafios: melhorar a organização da profissão, buscar formação centrada nas práticas e na análise dessas práticas e lutar por uma maior credibilidade da profissão. “É preciso conquistar a sociedade para o nosso trabalho”, afirmou durante palestra promovida pelo SINPRO-SP, no dia 5 de outubro, no Parlamento Latino-Americano (Parlatino).

Frente a uma platéia formada por mais de 300 pessoas, Nóvoa analisou os principais problemas e dilemas da educação nos tempos atuais e defendeu uma escola centrada na aprendizagem. Aprendizagem enriquecida pelas descobertas das ciências do século 21, as novas bases científicas, tais como a neurociência, a psicologia cognitiva. “Nós, professores, precisamos estar atentos ao novo”, enfatizou.

O educador explicou que é necessário estabelecer um novo contrato educativo com a sociedade para que se possa promover uma reforma na educação. O papel do professor é e continuará sendo fundamental, pois, segundo ele, não haverá sociedade do conhecimento sem a escola e o professor. “Nada substitui o bom professor”, destacou.

António Nóvoa afirmou também haver alguns paradoxos na educação hoje: o excesso das missões da escola versus a fragilidade do estatuto dos professores, a glorificação da sociedade do conhecimento em detrimento ao desprestígio do professor e a retórica do professor reflexivo frente à inexistência de condições de trabalho e de desenvolvimento profissional.

A escola do futuro
Quando questionado sobre como imaginaria a escola daqui a 10 anos, Nóvoa discorreu sobre alguns cenários cogitados por estudiosos no mundo – tais como o crescimento da burocratização dos sistemas e do modelo de mercado com a privatização cada vez mais forte e expansão das redes digitais com as novas tecnologias da informação - mas afirmou apostar mesmo na escola centrada aprendizagem e com um papel social cada vez mais forte.

A palestra do Prof. Nóvoa foi realizada em homenagem ao Dia Mundial do Professor, que é comemorado no próprio dia 5 de outubro em vários países. No caso do Brasil, o evento antecipou a passagem do Dia do Professor. Além disso, a atividade integra a programação que o Sindicato desenvolve em 2006 de avaliação dos 10 anos da LDB. Nos próximos dias, o SINPRO-SP divulgará aqui no site a íntegra da palestra de António Nóvoa.

.