Inclusão e diversidade

No mês da Consciência Negra, portão do SinproSP destaca a educação antirracista

Atualizada em 07/11/2025 10:20

Em Novembro, o portão da sede do SinproSP estampa arte da cartunista Laerte reforçando a diversidade e a importância da educação antirracista. O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi oficialmente reconhecido como feriado nacional no Brasil em 2023, após a sanção da Lei 14.759 pelo presidente Lula. Essa data homenageia Zumbi dos Palmares, líder do movimento de resistência contra a escravidão, e simboliza a luta pela liberdade e pelos direitos dos negros no Brasil.
 

A Lei 10.639, que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, em todo o país, foi sancionada em 2003, o que fez com que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no mesmo ano, passasse a incluir estudos dessas temáticas nos currículos escolares como pilar de luta contra o racismo e pela valorização da diversidade cultural.
 

Vale lembrar que, a partir desta segunda-feira, 10 de novembro, começa a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), desta vez no Brasil, em Belém (PA). Um dos temas pouco debatidos e que entrou na agenda do encontro é o racismo ambiental. Para entender o que significa, conheça a série de reportagens “Racismo ambiental - a outra emergência” produzida pela equipe de comunicação da Defensoria Pública do Estado do Ceará. O designer Diogo Braga, autor das ilustrações que acompanham as matérias, ganhou o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos deste ano, na categoria Arte.
 

O Sindicato dos Professores de São Paulo fará, ao longo do mês, uma série de atividades reforçando a importância da educação antirracista e da cultura negra em nossa sociedade.  Acompanhe nosso site e nossas redes sociais.

.