Educação básica

Marcada a 10ª marcha de luta pela democracia racial

Atualizada em 05/05/2006 17:40
No dia 12 de maio acontecerá a 10ª marcha noturna de luta pela democracia racial que terá como tema central "COTAS AFIRMANDO DIREITOS E CONSTRUINDO POLITUCAS PÚBLICAS", evento organizado pelo Instituto do Negro Padre Batista e Coordenadoria dos Assuntos da População Negra. A marcha terá início após a celebração inter-religiosa que acontece na Igreja da Boa Morte (Rua do Carmo - Centro), a partir das 21h.

Um trajeto de história
A Igreja da Boa Morte, ponto de partida da Marcha, é historicamente conhecida por ser o local onde escravos “rebeldes” e condenados recebiam as últimas “bênçãos” antes de serem executados. Desde 1980 os Agentes de Pastoral Negro tem também sua sede nacional. Saindo da Rua do Carmo, a Marcha sobe a Rua Tabatinguera, nome indígena de origem Caiubi. Na esquina destas ruas, há mais uma lembrança: as crianças abandonadas deixadas ali eram acolhidas e batizadas pelo Bispo local. Este recolhimento passou a ser feito depois pela “Roda dos Enjeitados”, construída em 1924 pela Santa Casa.

A rua Tabatinguera guarda também a memória da primeira forca de São Paulo, transferida para o bairro da Liberdade no século XVIII. A Praça João Mendes é outro espaço visitado, destacando a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1727, que servia como local de encontro de abolicionistas como José do Patrocínio, Luiz Gama e Antonio Bento. No local da antiga Igreja foi construído o Fórum João Mendes e, próximo a este, pode-se avistar também o Largo Sete de Setembro, antigo Largo do Pelourinho, instalado no início do século XIX entre a Rua da Glória e a Rua da Forca, (atual Avenida da Liberdade).

Depois, a Marcha prossegue pela Praça da Sé (onde havia um Pelourinho no século XVII).Seguindo para o largo de São Francisco onde se localiza a faculdade de Direito da USP , que ainda não tem Cotas para Negros(as), deceremos a Rua São Bento , chegando a Pça Antonio Prado com esquina Quinze de Novembro (antiga Rua do Rosário dos Homens Pretos), podemos ver onde existia a Igreja de Nossa senhora do Rosário dos Homens Pretos, de 1724(transferida no início do século XX Para o Largo do Paysandu). O trajeto segue pela Rua Líbero Badaró, Viaduto do Chá e Praça Ramos, onde fica o Teatro Municipal – local onde foi criado o Movimento Negro Contemporâneo (Ano de 1978),O caminho continua pela rua Conselheiro Crispiniano, chegando, enfim ao Largo Paissandu, onde esta localizada a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

A Marcha pretende iniciar o primeiro minuto do dia 13 de maio como um protesto contra o racismo e todas as formas de discriminação.

* Todos os dados foram extraídos de um projeto de Mestrado do Padre José Enes de Jesus, presidente do Instituto do Negro Padre Batista, entidade que juntamente com outras organizações do movimento negro, popular, promovem a Marcha.

.