Voz do professor

SINPRO-SP apresenta dados de pesquisa inédita sobre a voz do professor

Atualizada em 03/05/2006 16:45

O SINPRO-SP apresentará dados preliminares de uma pesquisa inédita no país sobre a voz do professor durante o 11º Simpósio Internacional do Centro de Estudos da Voz (CEV), que acontece nos dias 12 e 13 de maio, na Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, em São Paulo.

A pesquisa que vem sendo realizada pelo Sindicato em parceria com o CEV, desde o início do ano, é a reprodução do maior estudo epidemiológico com professores realizado nos Estados Unidos, sob coordenação do fonoaudiólogo Nelson Roy, da Universidade de Utah, que verificou os efeitos de transtornos vocais em uma amostra casual de professores e da população trabalhadora em geral.

Os resultados da pesquisa norte-americana demonstram que os docentes parecem ter um maior risco de apresentar problemas de voz quando comparados à população em geral.

No Brasil
Para primeira etapa do estudo brasileiro - cujos dados serão apresentados durante o simpósio e depois divulgados aqui no site -, foram entrevistados 250 professores e 250 profissionais de outras áreas, todos da região metropolitana de São Paulo. A expectativa é ampliar a pesquisa para todo país até o fim do ano.

Os resultados preliminares já indicam que os professores brasileiros, assim como os americanos, são mais suscetíveis ao desenvolvimento de problemas vocais que outras categorias profissionais.

Uma diferença, no entanto, já foi detectada: os docentes do Estados Unidos consideram sim deixar a profissão devido ao comprometimento da voz; já os brasileiros não se permitem pensar na hipótese de parar de lecionar. “Os professores daqui não vêem outras perspectivas profissionais, têm medo de perder o emprego e não conseguir outro trabalho; essa possibilidade os amedronta”, explica Fabiana Copelli Zambon, fonoaudióloga do SINPRO-SP e coordenadora da pesquisa. “Mas ainda temos pela frente muito trabalho, muito o que pesquisar”, completa.

.