Professor e Professora: atenção ao seu holerite!
Junho e julho são meses em que professoras e professores precisam ter atenção redobrada no holerite por conta de férias, horas-extras pelo trabalho em festas juninas e reajuste salarial, abono ou PLR para docentes do Ensino Superior. Veja as orientações do SinproSP para cada uma das situações típicas desta época do ano:
Férias - As férias e o adicional de 1/3 devem ser pagos com antecedência de 48 horas do seu início. Caso a Escola ou a Instituição de Ensino Superior não tenha respeitado o prazo, ou mesmo se o pagamento não foi feito corretamente, denuncie ao Sindicato. É possível pleitear a multa pelo descumprimento da Convenção ou Acordo Coletivo.
Festas juninas - Durante todo o mês de junho, o Sindicato orientou que a remuneração do trabalho dos professores durante as festas juninas deve ser paga como hora-extra. Tal esclarecimento se deu por meio dos veículos oficiais do Sinpro - boletim, site, redes sociais, notificações às escolas - e também por carros de som na porta das unidades escolares. Então, confira seu holerite! Se a escola não efetuou corretamente o pagamento no quinto dia útil de julho, denuncie ao SinproSP. Não se preocupe porque o sigilo é garantido.
Ensino Superior - A convenção coletiva está assinada e o reajuste salarial de 4,69% (média dos índices INPC e FIPE) começou a ser aplicado no salário deste mês (julho). O abono salarial de 20,86% deveria ser pago até o quinto dia útil de julho, contemplando as diferenças salariais de março a junho de 2025, mais FGTS (8%) e multa rescisória (40%). Caso não tenha recebido de forma correta, procure o Sindicato. O sigilo é garantido.