Campanha Salarial

Professores do Senac Ensino Médio reforçam suas reivindicações

Atualizada em 24/03/2025 16:14

No Terceiro Encontro Estadual do Ensino Médio do Senac, dia 18 de março, foi apresentado o resumo das sete rodadas de negociação com os representantes da instituição de ensino e contou com a presença de professores da capital e do interior do Estado de São Paulo.

“Há muita dificuldade na negociação porque o Senac insiste na sua posição inicial. Mas os professores demonstraram, durante o encontro, que a nossa pauta de reivindicações reflete aquilo que enfrentam no seu dia a dia, principalmente na sobrecarga de trabalho”, explica Walter Alves, coordenador das negociações pela Fepesp e diretor do SinproSP. “Apesar de o cenário não ser exatamente positivo, os professores nos deram o aval para as negociações. O apoio e a unidade como categoria é sempre importante”.

O foco das negociações será nas cláusulas econômicas e nos benefícios — reajuste salarial, hora-atividade, VA e VR —, além da cláusula de atividade docente — que define quais são as funções e tarefas que os professores realizam. 

“Os métodos de trabalho pedagógico do Senac incluem uma série de burocracias, tarefas e demandas que pesam a carga de trabalho dos professores, tem sido uma reclamação comum, dentro e fora dos encontros”, relata Mayara Gregoracci, diretora do SinproSP. “Não há espaço de escuta dos docentes e discrepância entre  o tempo definido para estas atividades e o efetivamente necessário para que elas sejam feitas.” 

Caso haja definições concretas nas próximas reuniões de negociação, uma assembleia de avaliação da contraproposta do Senac deverá ser convocada até a primeira quinzena de abril. 

“Para que a pauta avance, é de extrema importância fortalecer a nossa categoria. E isso se faz com mobilização e com a participação efetiva de momentos como o encontro estadual”, reforça Thaís Rodrigues, diretora do SinproSP. “Este é um mecanismo de união dos professores e do Sindicato para ampliação e reforço da nossa luta pela garantia dos direitos docentes”.

Para dúvidas, sugestões e denúncias, envie uma mensagem para o e-mail senac@sinprosp.org.br
 

.