Professores do Sesi rejeitam contraproposta patronal e declaram greve
Em assembleia remota estadual realizada na manhã do sábado, 22 de março, professoras e professores do SESI, por ampla maioria, rejeitaram a contraproposta patronal e aprovaram greve da categoria a partir do dia 31 de março.
"Há um verdadeiro ataque e desrespeito aos direitos conquistados pelos docentes do 'Sistema S' ao longo de décadas. E é claro que os professores do Sesi não aceitarão isso, e a deliberação de greve é apenas uma das ações discutidas como estratégia de resposta e mobilização, ainda que importantíssima como forma de resistência da categoria", afirma Celso Napolitano, que mediou a assembleia como presidente da Fepesp e do SinproSP.
A decisão pela greve acontece após 10 rodadas de negociação, que se iniciaram em dezembro de 2024, sem margem de negociação. Deverá ser referendada em nova assembleia no próximo dia 27 de março, quinta-feira, às 19 horas, que também avaliará a resposta do Sesi à pauta dos docentes. A direção do Sesi será comunicada formalmente sobre a greve nesta segunda-feira, 24, e convocada para responder às reivindicações dos professores em uma reunião de negociação nesta quarta, dia 26. Vale destacar que, nesse período, qualquer tipo de pressão, mesmo que velada, deverá ser comunicado ao Sindicato por conta da Lei de Greve, um direito legal dos trabalhadores. Ou seja, não pode haver retaliação aos professores!
"O Acordo Coletivo de Trabalho, além de tudo o que representa, é também uma forma de proteger os professores de retrocessos e ataques à CLT, como a que tivemos em 2017, que retirou uma série de direitos trabalhistas e piorou as condições de trabalho em diversas categorias" reforça Napolitano. "Contamos com a mobilização de todos. Fiquem atentos e atentas às atualizações do seu Sindicato, e espalhem para os colegas às ameaças que estamos sofrendo, para que a categoria como um todo esteja bem informada".
Anote: quinta-feira, dia 27 de março, 19h, nova assembleia remota para avaliação da resposta patronal. Para participar, inscreva-se aqui.
Acompanhe tudo sobre a Campanha Salarial 2025 em nosso site e redes sociais.