Visitas às Escolas

Nas visitas às escolas, Sinpro reforça vínculos e mobilização junto à categoria

Atualizada em 19/03/2025 14:29

Com a meta de aumentar o número de escolas visitadas em 20%, a equipe de base já realizou 215 visitas desde o final de janeiro

As visitas às escolas, ação já histórica do SinproSP, faz parte de um projeto de aproximação do Sindicato com a categoria que representa. “Nosso objetivo é reforçar a importância da participação ativa dos professores, demonstrando que o avanço das nossas demandas depende da colaboração e do engajamento de todos”, explica Patrícia Tavolassi, gerente de arrecadação e integração escolar no Sinpro.

É ela a responsável, dentro do Sindicato, pela organização do calendário e agendamento de visitas, para a Educação Básica e para o Ensino Superior. Tudo é pensado de acordo com o planejamento letivo escolar, para evitar feriados e eventos ou momentos diferenciados, que demandam mais dos professores. 

“Nós queremos que a categoria saiba que está sendo ouvida, que suas demandas estão recebendo a atenção que merecem. E o planejamento cumpre um grande papel aqui”, complementa Patrícia. “Nós temos um acompanhamento que garante que a maior parte das escolas seja visitada pelo menos uma vez, e priorizamos aquelas em que já há alguma denúncia ou reclamação registrada, além das que os professores solicitaram a nossa presença”.

A equipe de base, formada por diretores e pelas agentes sindicais, que trabalham há mais de 15 anos com o Sinpro, leva material informativo para os professores, esclarece dúvidas, recebe denúncias e apresenta os benefícios dos sindicalizados e contribuintes. “É uma das formas de fortalecer a categoria e promover mobilização, essencial para que as reivindicações sejam levadas a sério”.

Há um sistema que combina a localização das instituições e unidades de ensino para um roteiro de visitas eficiente, que alcance do centro às periferias de São Paulo, escolas e universidades de pequeno, médio e grande porte. Em 2024 foram realizadas 884 visitas ao longo do ano, e a meta para 2025 é chegar em 1.000.

“Nós percebemos que, com mais visitas, os professores também se sentem mais à vontade para denunciar problemas”, conta Patrícia. O número de denúncias feitas ao Sindicato teve um crescimento significativo no último ano. “É muito bom saber que é uma atividade política que traz segurança para os professores, a ponto deles se sentirem amparados para se manifestar, ainda que de forma anônima”.

No campo das soluções, ouvir as professoras e professores tem contribuído para a criação de ações políticas e de benefícios pelo Sinpro, com a organização das demandas e das necessidades da categoria de acordo com os depoimentos colhidos nas visitas. 

Para solicitar uma visita à sua escola, mande uma mensagem para o e-mail: agendamentos@sinprosp.org.br

.