SinproSP convida professores para visitas mediadas ao antigo DOI-Codi
O SinproSP, em parceria com o Núcleo Memória, convida professoras e professores para visitas mediadas ao antigo DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informação - Centro de Operações de Defesa Interna), nome dado a um dos principais centros clandestinos de detenção e tortura da ditadura civil-militar do Brasil.
A atividade é iniciada pela equipe da Ação Educativa do Núcleo Memória, juntamente com Maurice Politi, ex-preso político e diretor da entidade, com relatos sobre o histórico de formação do aparelho de repressão e as memórias do local. Outros ex-presos políticos são convidados a darem o seu testemunho da experiência que tiveram ao serem sequestrados e levados para interrogatórios nas dependências da Rua Tutóia, 921, Vila Mariana.
O local foi sede da Operação Bandeirante (OBAN), criado em 1969 em caráter experimental com participação do Exército, Aeronáutica, Secretaria de Segurança Pública e financiado por empresários onde atuou o torturador mais famoso da época, delegado Sérgio Paranhos Fleury. Posteriormente, o DOI-Codi foi o “modelo de repressão” replicado em todo o país.
Desde 2017, a visitação está aberta a professores, pesquisadores, estudantes, instituições de ensino e a interessados em temas ligados aos direitos humanos. O intuito da atividade é ampliar, construir e reconstruir experiências e saberes.
Para participar de uma das 4 datas disponíveis, é necessário se inscrever, com uma semana de antecedência. Confira as datas e horários abaixo:
Fevereiro
Dia 26 (quarta feira ) às 14 horas - Inscrever-se aqui
Março
Dia 15 (sábado) às 10 horas
Dia 19 (quarta feira ) às 10 horas
Dia 27 (quinta feira ) às 14 horas
Pensando na rotina atribulada e disponibilidade da categoria, o SinproSP está organizando uma visitação especial voltada aos docentes que fará parte da programação do mês de abril, com exibição do filme “Memória Sufocada” no auditório da sede. Em breve, divulgaremos detalhes de como participar.