Primeiro encontro do Clube de Leitura do Sinpro debate livro de Lélia González
“Estamos muito felizes com essa iniciativa. O Clube de Leitura da Escola de Professores é mais uma atividade do SinproSP de aproximação e debate com a categoria”, disse Sofia Aragão, coordenadora do projeto, no início do encontro. No último dia 02 de setembro, segunda-feira, ela esteve com Milena Buarque, jornalista e mediadora do clube, e os professores inscritos na atividade para conversar sobre o livro "Festas populares no Brasil", lançamento de Lélia González pela Boitempo.
Passando pela interpretação de conceitos que aparecem de forma prática na obra, como anticolonialismo e antirracismo, o grupo refletiu sobre as características únicas das fotografias e a habilidade de síntese da autora, que resgata a história e origem das festas populares, ao mesmo tempo em que traça um paralelo com a transformação dos eventos e da sua cultura pela identidade brasileira.
“São muitos também os recursos que vocês, como professores, podem usar em sala de aula. E é um livro muito bonito para apresentar de forma física para os alunos, passear pelas imagens e cores que a autora traz, e analisar seus escritos que, apesar de curtos, são bastante ricos”, comenta Milena. Também apresentadora do SinproSP no Ar, a jornalista ainda media outro clube de leitura, Amada Estante.
Foi destacado também o fato de a publicação da obra ter acontecido originalmente em 1987, e de forma que contrariava os princípios que Lélia sempre teve em vida, já que o livro foi viabilizado pela então recém-criada Lei Sarney e patrocinado por uma multinacional, distribuído como forma de brinde. “Isso foi feito para um grupo muito seleto e privilegiado, o que provavelmente a autora reprovaria, já que as ideias que ela defendia eram muito distintas disso”, complementa Milena.
E aguarde: o próximo encontro do Clube, previsto para o mês de novembro, será anunciado em breve nos canais de comunicação do SinproSP.