SinproSP

Assembleia aprova contas de 2023 do Sindicato

Atualizada em 28/06/2024 10:19

Reunidos em assembleia remota realizada na quinta-feira, 27 de junho, professoras e professores (sindicalizadas e sindicalizados) aprovaram por unanimidade as contas do Sindicato relativas ao ano de 2023. Prevista pelo estatuto do SinproSP, essa assembleia faz parte da história da entidade e consolidou-se, ao longo do tempo, como mais um espaço transparente e democrático de diálogo da diretoria com a categoria que representa.

Em sua exposição, Lidiane Christovam, diretora e tesoureira do SinproSP, lembrou que, em relação às receitas, o Sindicato buscou sua sustentação, no ano passado, ainda exclusivamente nas mensalidades cobradas de associadas e associados, já que a contribuição assistencial (também aprovada em assembleias) passou a valer apenas a partir de 2024. Vale destacar que, por conta do esforço sempre feito pelas diferentes diretorias e como princípio político que se traduz num trabalho cotidiano, o Sindicato tem hoje uma taxa de sindicalização extraordinária, que chega a 25% da categoria. Para efeito de comparação: a taxa atual de sindicalização no Brasil é de 8,4%, de acordo com levantamento recentemente divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda assim, por conta das perversidades da reforma trabalhista de Michel Temer, promulgada em 2017 e disposta a enfraquecer financeiramente o movimento sindical, o SinproSP precisou recorrer em 2023, mais uma vez, às reservas financeiras acumuladas ao longo do tempo. “É um patrimônio cuidadosamente construído que revela a responsabilidade e a lisura que sempre tivemos na administração dos recursos da categoria, que estão agora ajudando a enfrentar os déficits”, reforçou Lidiane.

Já sobre as despesas, ela destacou os investimentos feitos em recursos humanos, condição fundamental para a garantia de qualidade dos serviços prestados pelo Sindicato; na logística montada para impressão e entrega dos planners, nas escolas e nas residências de professoras e professores; nas reformas feitas na Colônia de Férias, que estão permitindo justamente garantir estrutura e hospedagens ainda mais acolhedoras, o que tem se refletido inclusive no aumento das receitas gerado pelas estadias; no departamento de Comunicação, para fortalecer, qualificar e consolidar o contato permanente, em tempo real e pelos mais diferentes veículos e redes com a categoria; e também nas campanhas salariais do ano passado, especialmente na do Ensino Superior, que durou todo o primeiro semestre, terminando com uma significativa vitória de professoras e professores.

“Estamos a todo momento refletindo sobre esse cenário, reavaliando as condições e possibilidades colocadas, construindo com a categoria as opções para equilibrar receitas e despesas, sempre buscando cada vez mais sócios e sócias, já que é a sustentação financeira do Sindicato quem garante também nossa independência e força política. As convenções e acordos assinados recentemente, nos diferentes segmentos de ensino, com avanços e conquistas importantes para professoras e professores, confirmam que esse é o caminho”, finalizou a tesoureira do SinproSP.